Temer nega interferência em eleição de presidente da Câmara

Publicado em 12/07/2016 - 18:04 Por Daniele Soares - Brasília

O presidente interino Michel Temer afirmou que não vai se envolver na eleição para a presidência da Câmara dos Deputados. Ele foi perguntado se iria apoiar a candidatura do peemedebista Marcelo Castro, que foi escolhido como candidato único do partido, e respondeu que a decisão da legenda mostra que o governo interino não vai se posicionar na questão. Marcelo Castro foi ministro da Saúde do governo da presidenta afastada, Dilma Rousseff.

 

A afirmação de Temer foi feita após almoço com deputados e senadores da Frente Parlamentar da Agropecuária. No encontro, os parlamentares apresentaram uma pauta de reivindicações, entre elas, o apoio à Proposta de Emenda à Constituição que trata demarcação de terras indígenas, a venda de terras brasileiras para estrangeiros e agilidade para o licenciamento ambiental.

 

Sobre as demarcações, Temer afirmou que vai conversar com indígenas e produtores rurais para chegar a um consenso. E destacou.

 

Temer também afirmou que vai analisar as questões de licenciamento ambiental e venda de terra para estrangeiros. A intenção, segundo ele, é compatibilizar interesses ambientais e do agronegócio.

 

Os parlamentares pediram apoio para uma série de reivindicações, entre elas, a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição que retira do Executivo e passa para o Congresso Nacional o poder de dar a palavra final sobre demarcações de terras indígenas, a chamada PEC 215.

 

A proposta tramita há mais de 15 anos e causa polêmica. Movimentos indigenistas, ambientalistas e sociais temem que a PEC paralise os processos de demarcação.

Últimas notícias
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo