Licença ambiental da hidrelétrica no Tapajós pode ser suspensa

Publicado em 02/08/2016 - 15:05 Por Graziele Bezerra - Brasília

O Ministério Público Federal no Pará (MPF-PA) recomendou que o Ibama cancele o licenciamento da Usina Hidrelétrica de São Luiz do Tapajós.


O empreendimento está projetado para o médio curso do rio, na altura do município de Itaituba no Pará. Segundo o MPF, a obra alagaria três aldeias do povo Munduruku, na Terra Indígena Sawré Muybu.


Segundo a recomendação, assinada pelo procurador da República Camões Boaventura, com o reconhecimento oficial da Terra Indígena pela Funai, a construção da usina se torna inconstitucional porque a Constituição Federal proíbe a remoção de povos indígenas de suas terras.


Em Maio, o MPF já havia recomendado o cancelamento do licenciamento. O prazo para a resposta se encerraria em julho, mas o órgão ambiental pediu mais tempo para responder.


Isso porque o Ibama estava analisando o posicionamento da Eletrobrás sobre o assunto. A Eletrobrás só reconhece a ocupação indígena na região a partir de 1988, o que não impediria a instalação da hidrelétrica na região.


O Ibama tem até o início da próxima semana para responder a recomendação.


Um documento elaborado pela Diretoria de Licenciamento do Ibama sugere o arquivamento do licenciamento de Tapajós até a análise completa de todos os impactos da obra. O material ainda será avaliado pela presidência do órgão.


A Eletrobras ainda não retornou aos contatos da reportagem.

Últimas notícias
Direitos Humanos

Para povos indígenas, demarcação de terras é fundamental, diz ministra

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

Levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo