Inpa resgata botos raros encalhados em rios do Pará e Tocantins

Publicado em 06/09/2016 - 11:19 Por Michelle Moreira - Brasília

Duas operações de resgate realizadas no Pará e no Tocantins conseguiram salvar a vida de 12 botos.  A espécie, identificada em 2014 por pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), é exclusiva da Bacia do Tocantins/Araguaia.


O primeiro resgate aconteceu próximo ao município de Floresta do Araguaia (PA). Três botos estavam encalhados no Rio Maria. De acordo com o Inpa, isso teria acontecido devido a seca do rio por causa da escassez de chuvas.


O Inpa não descarta a existência de um sistema clandestino de bombeamento de água do rio.


Entre os animais resgatados estava uma fêmea adulta debilitada e com marcas de tiros. Para retirar os botos do local foi necessário carregar os animais por cerca de 150 metros ao longo do leito seco do rio.


Depois, em um caminhão, os animais seguiram por uma hora e meia em estrada de barro.


O segundo resgato foi feito no Tocantins, no município de Lagoa da Confusão, cerca de 300 quilômetros do primeiro resgate.


A equipe saiu do Pará e precisou de sete horas para chegar ao local. Os nove botos estavam em um trecho do Rio Formoso, onde existem três bombas de captação de água para irrigação de fazendas de agricultura de larga escala.


A redução rápido do nível da água do rio teria feito com que os botos ficassem encalhados. O resgate foi feito após o desligamento, três dias antes, das bombas de irrigação.

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo