Documentário da ONU Mulheres confirma que mais de 80% de homens e mulheres consideram Brasil país machista

Publicado em 03/11/2016 - 14:07 Por Sayonara Moreno - Salvador

Na exibição do documentário Precisamos falar com os homens? Uma jornada pela igualdade de gênero, jovens estudantes, mulheres e homens demonstravam surpresa, emoções e concordância com as falas dos entrevistados do filme.

 

O filme tem como principal objetivo, segundo os criadores, a aproximação dos homens ao tema da desigualdade. O documentário é resultado também de uma pesquisa

 

O documentário é resultado de uma pesquisa feita pela ONU Mulheres, por meio da internet, e respondida por mais de 20 mil pessoas. O resultado aponta que 95% das mulheres e 81% dos homens concordam com a afirmação de que o Brasil é um país machista. Entre os homens, 3% se consideram “bastante machistas”.

 

Para a representante da ONU Mulheres n o Brasil, Joana Chagas, chama a atenção o fato de que muitas pessoas têm conhecimento dos males do machismo e, mesmo assim,  continuam reproduzindo comportamentos sexistas.

 

Sonora: “É uma mudança muito gradual. Por ser cultural, por ser construída, não quer dizer que é fácil de mudar. Mas a atitude de falar sobre isso e de assumir isso já é uma atitude positiva, já é um primeiro passo para uma mudança real.”

 

A secretária de Políticas para as Mulheres da Bahia, Olívia Santana, falou aos estudantes de escolas públicas de Salvador.

 

Sonora: “Muita desigualdade, a desigualdade é nacional e impacta fortemente em um estado nordestino, que tem uma trajetória patrimonialista, coronelista, colocando a mulher como propriedade do homem e isso sempre foi naturalizado. De repente, nós estamos remando contra essa maré cultural, estamos na contracultura”.

 

Olívia Santana destacou ainda a importância da utilização do documentário em salas de aula, empresas, institutos e até no ambiente familiar como forma de desconstruir conceitos machistas que as pessoas acabam reproduzindo inconscientemente.

 

A íntegra do documentário Precisamos falar com os homens? Uma jornada pela igualdade de gênero está disponível no YouTube e no site da ONU Mulheres.

Últimas notícias
Direitos Humanos

Para os povos indígenas, o fundamental é a demarcação de terras

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

Levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo