Ex-secretário de cidade do TO está foragido após acusação de desviar recursos da saúde

Corrupção

Publicado em 25/11/2016 - 15:20 Por Michelle Moreira - Brasília

O ex-secretário de Saúde de Porto Nacional (TO) Anderson Oliveira Costa está foragido de acordo com a Secretaria Estadual de Segurança Pública.


A Justiça expediu mandado de prisão preventiva contra ele, nessa quinta-feira (24), por suposto envolvimento em organização criminosa que desviava recurso público, além de fraudar licitações. Até o momento, Anderson não foi localizado pela polícia.


A prisão preventiva teria sido autorizada porque o ex-secretário estaria agindo como se continuasse exercendo a função de secretário e se negando a entregar documentos e informações públicas à equipe de transição do candidato eleito em outubro.

 

A atual secretária, Cristiane Pinheiro Parente, e o presidente da Comissão de Licitações do município, Douglas Resende Antunes, estão afastados do cargo.


Segundo o Ministério Público Estadual – autor da denúncia – Douglas Resende determinou a publicação de editais de credenciamento que restringiram a publicidade das licitações e presidiu sessões em que somente uma cooperativa, a Cooperttras, compareceu e foi autora de propostas.


De acordo com as investigações, a cooperativa serviria de fachada para a contratação de profissionais da área da saúde, com desvio de valores para integrantes da organização.


Apesar de ter sido criada pouco antes da primeira licitação, a Cooperttras já teria recebido recursos públicos acima de R$ 22 milhões mediante sucessivos contratos.


Os diretores da cooperativa Valdomiro Amaral, Wesley de Abreu e Maria Aparecida Tavares são acusados de formação de organização criminosa, fraude de licitações, desvio de recursos públicos e lavagem de dinheiro.


A reportagem não conseguiu contato com a prefeitura de Porto Nacional, nem com os advogados de Anderson Oliveira, Cristiane Pinheiro e Douglas Resende. O advogado de defesa da Cooperttras, Rossini Rossi, não atendeu as ligações.

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo