Leonardo Meirelles é o primeiro a percorrer o Brasil usando apenas a força humana

Publicado em 19/11/2016 - 09:18 Por Patrícia Leite - Brasília

Leonardo Meirelles é administrador de imóveis, tem 51 anos. É o primeiro brasileiro a conhecer todo o território nacional usando apenas a força humana.

 

O multiatleta percorreu o Brasil de Norte a Sul, de Leste a Oeste e não foi avião ou de carro. Leonardo partiu para o desafio de conhecer o Brasil em busca da realização pessoal. E fez tudo a pé, de bicicleta ou de caiaque.

 

Sonora: “Fiquei muito contente de estar fazendo uma coisa inédita e de ter ganho, de ter sido o primeiro do mundo a fazer isso.”

 

A missão foi realizada em duas etapas. A primeira foi em 2014 quando cruzou o país de Norte a Sul. Foram mais de 6 mil quilômetros, do Marco 11A, do Monte Caburai, até Santa Vitória do Palmar, no Arroio do Chuí.

 

Este ano, ele fez de Oeste a Leste, do marco 76 até Ponta do Seixas. Mais de 5 mil quilômetros. Fácil? Não foi.

 

Sonora: “A Oeste-Leste, nela foram as estradas de terra. Peguei uns 1,5 mil quilômetros de terra. Muita trepidação, muito calor também, umidade do ar baixa. Essas foram as maiores dificuldades. Além de registro de assaltos também.”

 

Ele levou 265 dias pelo Brasil. Foram 247 mil quilômetros remando, 68 mil caminhando e 12 mil pedalando. E de perder peso ele entende bem. Nas duas aventuras, foram 20 quilos a menos. E não foi só isso. Ficou doente, teve mais de 16 gripes, cansaço, sinusites e muita frustração também. Por falta de apoio e patrocínio.

 

Sonora: “Fiquei muito frustrado por não conseguir apoio nenhum. Não consegui editora pra publicar um livro. Não consegui patrocinadores. Tudo por conta própria.”

 

Mas, no final, sentiu orgulho do que fez e já tem novas metas.

 

Sonora: “Pretendo fazer um filme, um documentário sobre as duas viagens. Eu tenho cerca de 60 horas de vídeo e 60 mil fotos.”

 

Com ou sem patrocínio, Leonardo Meirelles segue em frente. Acumulando lembranças, fotos, vídeos, escrevendo seu livro, contando tudo o que viu e passou e por que não dizer, fazendo novos planos.


*Colaborou: Natália Mendes

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo