Mulheres continuam trabalhando mais e ganhando menos do que homens

Mercado de Trabalho

Publicado em 02/12/2016 - 10:38 Por Tâmara Freire - Rio de Janeiro

Com crise ou sem crise, as mulheres brasileiras continuam trabalhando mais e recebendo menos e a dupla ou tripla jornada  também segue afastando muitas do mercado de trabalho.

 

De acordo com dados divulgados pelo IBGE, nesta sexta-feira, na síntese de indicadores sociais as mulheres trabalham em média seis horas a menos por semana em sua ocupação remunerada mas como dedicam duas vezes mais tempo que os homens  nas atividades domésticas a conta final acaba ficando em 50 horas para eles e 55 para elas.

 

E a  pesquisadora do IBGE Cristiane Soares ressalta que essa diferença se manteve entre 2005 e 2015,  principalmente porque a contribuição dos homens dentro de casa não aumentou.

 

E na hora da recompensa mulheres recebem em média 76% do que ganham os homens e com progressão na carreira a relação ao  invés de melhorar  piora  caindo para 68%.

 

As mulheres também eram quase 70% das pessoas fora do mercado de trabalho e mesmo na juventude a diferença de gênero se impõe  já que quase 30% das mulheres com idades entre 15 e 29 anos  fazem parte da categoria conhecida como nem-nem por não trabalhar nem estudar.

 

Entre os homens o índice foi de 15%  e se metade deles procurou trabalho na semana em que a pesquisa foi feita  menos de um terço delas fez o mesmo. De acordo com a pesquisadora Luanda Botelho isso também se explica pela jornada doméstica.

 

Para Camila Ferreira se tornar uma nem-nem aos 28 anos foi uma escolha que trouxe alívio  após a chegada do primeiro filho. Ela resolveu deixar a função de sub-gerente em uma imobiliária para poder se dedicar sem tanta exaustão à maternidade. Para o futuro pretende investir em uma atividade autônoma que a permita ter mais flexibilidade na carga horária.

 

Apesar disso,  continua crescendo a quantidade de domicílios brasileiros chefiados por mulheres considerando-se todos os arranjos elas já são a pessoa de referência em 40% das casas e entre aqueles formados por casais com filhos se tornaram 22,5% no ano passado.

 

Os núcleos familiares compostos por mulheres sem cônjuge e pelo menos um filho tiveram uma leve queda em dez anos passando de 18,2%  para cerca de 16% dos arranjos brasileiros.

 

Já os homens sem cônjuge e com pelo menos um filho encontram-se dentro da categoria outros que abarca todas as relações de parentesco menos numerosas e que compôs 6,5% de todas as famílias coabitantes no ano passado.

 

* Texto e áudio corrigidos às 19h21 do dia 2-12-16 para supressão de informação incorreta. Diferentemente do informado apenas 4,7% das mulheres com mais de 25 anos estão em cargos de gerência ou direção.                                                                                                                                

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo