Retrospectiva: Morte de onça e revezamento da tocha olímpica foram destaque no Amazonas

Retrospectiva

Publicado em 21/12/2016 - 19:34 Por Bianca Paiva - Manaus

Neste ano, o Amazonas ganhou destaque no cenário nacional com a realização de alguns jogos do torneio olímpico de futebol na Arena da Amazônia, em agosto. Antes, houve a passagem da tocha olímpica por Manaus e por áreas ribeirinhas e indígenas nos dias 19 e 20 de junho. Foi o maior trajeto do Brasil. A população prestigiou o revezamento, tomando as ruas da cidade. Um dos condutores da tocha foi o curandeiro pajé da etnia dessana, Raimundo Kissib Kumu Vaz, que celebrou um ritual indígena com o sagrado fogo olímpico no meio da floresta.

 

Sonora: “A tocha significa muito pra mim porque nós somos seres humanos do dia. O nosso símbolo é sol, é fogo. Então essa tocha significa o nosso símbolo. O fogo é que faz a força pra nós.
É por isso que estou muito arrepiado e contente recebendo isso”.

 

Mas um episódio triste ganhou uma forte repercussão nacional e até internacional durante a passagem da tocha olímpica por Manaus. Uma onça foi abatida após uma cerimônia realizada no Centro de Instrução de Guerra na Selva (Cigs). A onça Juma conseguiu se soltar das correntes e, mesmo após receber tranquilizantes, atacou os tratadores. Na internet, muita gente criticou a exposição do felino no evento olímpico.

 

O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), autuou e multou o Exército, especificamente, o Comando Militar da Amazônia, o 1º Batalhão de Infantaria de Selva e o próprio Cigs, pelos procedimentos que resultaram no abate do animal. Os órgãos não possuíam as licenças necessárias para manutenção, transporte e exibição da onça.

 

Recentemente, o Exército se comprometeu a adotar medidas corretivas em relação à manutenção e exposição de animais silvestres sob a responsabilidade da instituição. Um termo de ajustamento de conduta ambiental foi firmado com o Ministério Público Federal do estado, que havia entrado com uma ação na Justiça para impedir o Exército de utilizar bichos em eventos públicos.

 

Segundo o procurador da República, Rafael da Silva Rocha, pelo acordo, o Exército assumiu o compromisso de obter, em até dois anos, toda a documentação exigida para desenvolver legalmente atividades com animais silvestres, no âmbito do Comando Militar da Amazônia. Nesse período, não haverá exibição de bichos em eventos da instituição, garantiu o procurador.

 

Sonora: “O Exército pode continuar desenvolvendo o trabalho que já realiza com animais silvestres, receber esses animais, tratar esses animais. É importante, inclusive, reconhecer que é um órgão de referência em relação aos felinos, mas precisa fazer dentro da legalidade. E dentro da legalidade significa desenvolver essas atividades com todas as licenças, autorizações e permissões exigidas pela legislação”.

 

Apesar da morte da onça Juma, a realização de jogos do torneio olímpico de futebol em Manaus foi considerada pelo governo local e pelo comitê organizador um sucesso de público, segurança e organização. A Arena da Amazônia sediou quatro partidas de seleções masculinas e duas femininas.

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo