Famílias resistem a desocupação de terreno em SP; polícia usa gás e prende Boulos

São Paulo

Publicado em 17/01/2017 - 16:24 Por Cátia Rodrigues - Brasília

Cerca de setecentas famílias que viviam há um ano e meio em um terreno particular no bairro de São Mateus, na zona leste da capital paulista, foram obrigadas a deixar o local por determinação judicial nesta terça-feira.

 

Durante a reintegração de posse, alguns moradores tentaram argumentar com oficiais da Justiça explicando que o Ministério Público tinha pedido o cancelamento da desocupação. Mas eles não foram atendidos. De fato, o Ministério Público entrou mesmo com o pedido que não foi aceito pela Justiça.

 

Começou, então, um confronto com a Tropa de Choque da Polícia Militar.  Alguns moradores atearam fogo em barricadas. Por outro lado, PMs lançaram jato de água, gás lacrimogêneo e até gás de pimenta contra o grupo. Outros moradores revidaram jogando pedaços de pau contra os policiais militares.

 

Um das moradoras da comunidade, Priscila Regina dos Santos foi despejada do local junto com o marido e os dois filhos. 

 

 

Desempregada há dois meses e com quatro filhos, Alessandra Aparecida da Silva reclamou da falta de apoio do Poder Público.

 

A assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Habitação confirmou que nenhum funcionário esteve no local para atender os moradores. A alegação é de que a responsabilidade pela remoção das famílias é do dono do terreno e não do poder público.     

 

O coordenador nacional do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto) Guilherme Boulos, foi preso pela Polícia Militar durante a desocupação. Ele foi acusado de desobediência civil e incitação à violência.

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo