História Hoje: Júlio Prestes iniciou carreira política aos 27 anos; relembre trajetória

História Hoje

Publicado em 09/02/2017 - 07:00 Por Apresentação Dilson Santa Fé - Brasília

Nove de fevereiro de 1946. Morre Júlio Prestes, o último presidente da República Velha. Eleito pelo voto popular após o governo de Washington Luís, não assumiu o cargo devido ao golpe de 1930, liderado por Getúlio Vargas.

 

Júlio Prestes de Albuquerque nasceu no interior de São Paulo. Seguiu os passos do pai e começou a carreira política aos 27 anos como deputado estadual em São Paulo, pelo Partido Republicano Paulista. Depois, elegeu-se Deputado Federal e mais tarde governador.

 

Com a carreira política consolidada, concorreu à presidência, vencendo as eleições em 1930, mas se tornou o único presidente da história do Brasil impedido de assumir o cargo. Naquele período, o país era marcado por um sistema de alternância de poder chamado “Política Café com Leite”.

 

O café era uma simbologia para indicar os paulistas, e o leite, os mineiros. Os paulistas e mineiros se revezavam na presidência do país graças às oligarquias de Minas Gerais e São Paulo, apoiada pelos coronéis, que ascendiam ao poder.

 

Entretanto, essa situação mudou. Em 1929, Washington Luís havia indicado Júlio Prestes à presidência do país. Isso desagradou os mineiros, que tinham expectativa de uma indicação do estado.

 

As eleições de 1º de março de 1930, deram a vitória por larga margem ao candidato oficial. Júlio Prestes, que já fazia viagens oficiais na Europa como chefe da nação, nem chegou a assumir o cargo. Vinte e um dias antes de sair da presidência oficialmente, Washington Luís foi deposto e Getúlio Vargas, que articulou o golpe, assumiu a presidência.

 

Após o ato Júlio Prestes, ficou exilado na Europa por quatro anos. No retorno ao Brasil, se afastou da política por uma década. Com a deposição de Getúlio Vargas, em 1945 retoma as atividades políticas e funda a União Democrática Nacional (UDN). Júlio Prestes morreu um ano depois em São Paulo. Era casado e pai de três filhos.

 

Edição: Patrícia Leite
Sonoplastia: Messias Melo

 

História Hoje: Programete sobre fatos históricos relacionados a cada dia do ano. É publicado de segunda a sexta-feira. Acesse aqui as edições anteriores.

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo