Comissão de Ética aplica sanção a ministro da Saúde por promessas indevidas em campanha em política

Comissão de Ética Pública

Publicado em 28/03/2017 - 10:35 Por Kariane Costa - Brasília

A Comissão de Ética Pública da Presidência decidiu aplicar uma sanção de advertência ao ministro da Saúde, Ricardo Barros.

 

De acordo com o presidente do colegiado, Mauro Menezes, o ministro violou a ética pública ao se valer do cargo para fazer promessas indevidas durante campanha política no Paraná.

 

Sonora: “Houve sim promessa indevida do ministro, como ministro, ao participar da campanha eleitoral em favor de candidatos de prefeitos e vice-prefeitos que ele apoiava naquela ocasião. Foi estabelecida a expectativa de que se dado candidato fosse eleito haveria ali, sim, a consecução de obras e a transferência de verbas.”

 

Em nota, Ricardo Barros disse que exerce suas funções de acordo com a legislação vigente.

 

Mais duas decisões foram anunciadas nessa segunda-feira pela Comissão. A primeira foi aplicação de uma censura ética em desfavor do ex-secretário da Juventude Bruno Júlio, por ter feito declarações como "tinha era que matar mais", em referência aos mortos durante as rebeliões de presídios.

 

A segunda, sobre o atual secretário da Previdência, Marcelo Caetano. Segundo o colegiado, Caetano não cometeu nenhuma infração ética por participar na formulação da proposta de reforma da Previdência e ser ao mesmo tempo membro titular do Conselho da Brasilprev, empresa de previdência privada. Apesar de arquivar a ação, a Comissão recomendou que Caetano seja afastado da Brasilprev para prevenir um conflito de interesse futuramente.

Últimas notícias
Educação

Com impasse na negociação, universidades federais devem ampliar greve

Mais nove universidades federais devem entrar em greve nesta próxima semana. A informação foi divulgada pelo Andes, o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Para povos indígenas, demarcação de terras é fundamental, diz ministra

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

Levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo