História Hoje: Tim Maia morria há 19 anos no Rio com legado para a MPB

História Hoje

Publicado em 15/03/2017 - 07:00 Por Apresentação Márcia Dias - Brasília

Há dezenove anos morria no Rio de Janeiro o cantor, compositor e instrumentista Tim Maia, responsável pela introdução do "soul" na música popular brasileira e considerado um dos mais populares artistas brasileiros das últimas décadas.

 

Sebastião Rodrigues Maia, ou simplesmente Tim Maia, nasceu e foi criado no bairro carioca da Tijuca. Teve uma infância bastante pobre. Caçula de doze irmãos, ainda criança trabalhou como entregador de marmitas para ajudar nas despesas da casa. Aos oito anos já cantava no coral da Igreja.

 

Ainda pequeno fez contato com outros jovens que viriam a ser grandes cantores, como Jorge Ben Jor e Erasmo Carlos. Em 1957, fundou o grupo The Sputniks, do qual fez parte Roberto Carlos.

 

Dois anos depois se mudou para os Estados Unidos, onde teve seus primeiros contatos com a "soul music". Na América, acabou preso e deportado por roubo e porte de drogas.

 

Seu primeiro disco, intitulado Tim Maia, foi gravado em 1970. Neste trabalho destacam-se Azul da Cor do Mar e Primavera, canções que fizeram do disco um dos mais vendidos daquele ano.

 

O sucesso continuou nos anos seguintes, com o lançamento de músicas como “Não quero dinheiro”, e “Gostava tanto de você”.

 

Entre 1974 e 1975 fez parte da doutrina Cultural Racional, período em que lançou outros dois discos, sem grande aceitação pelo público.

 

Desiludido com o movimento religioso, Tim Maia voltou ao seu estilo anterior, retornando às paradas de sucesso com canções como “Descobridor dos Sete Mares” e “Me Dê Motivo”.

 

Com seu balanço contagiante, recebeu do seu amigo Jorge Ben Jor o apelido de Síndico do Brasil, na música W/Brasil.

 

O uso constante de drogas e o excesso de peso começaram a prejudicar a sua saúde no início da década de 1990.

 

Avesso a regime e remédios, morreu após duas paradas cardiorrespiratórias, no dia 15 de março de 1998.

 

Tim Maia deixou um amplo legado para a Música Popular Brasileira. Entre prêmios e homenagens, destaque para a conquista do Prêmio Sharp, por quatro vezes, na categoria de melhor cantor, e a estátua em sua homenagem, em bronze, inaugurada em junho de 2015, na Tijuca.

 

Produção: Renato Lima
Sonoplastia: Messias Melo

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo