Pesquisadores estudam uso da pimenta-de-macaco no combate ao Aedes e ao Anopheles

Antena Pública

Publicado em 03/03/2017 - 11:26 Por Ibrahim Ossam, Rádio Cultura do Amazonas - Manaus

A Piper aduncum ou popularmente conhecida como pimenta-de-macaco, jaborandi-do-mato ou aperta-ruão é encontrada na floresta amazônica e usada pelos povos tradicionais como um antisséptico no tratamento de hemorragias e úlceras.


O vegetal é rico em dilapiol, um composto com efeito pesticida e inseticida que foi estudado a fundo pela pesquisadora amazonense Ana Cristina da Silva.


Durante o doutorado ela defendeu uma tese, com base nos potenciais da planta, para a eliminação de insetos.


Os experimentos feitos no laboratório do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) resultaram em 15 substâncias, que depois deram origem a 15 sabonetes, óleo, spray e até uma vela.


Todos os produtos são capazes de afastar e matar mosquitos, como o Anopheles, transmissor da malária, e o Aedes aegypti.

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo