Começa expedição no Amazonas para levar peixes-bois de volta à natureza

Meio Ambiente

Publicado em 05/04/2017 - 12:24 Por Bianca Paiva - Manaus

A partir desta quarta-feira (5), o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e a Associação Amigos do Peixe-Boi (Ampa) iniciam uma expedição para devolver à natureza cinco peixes-bois. Os animais, três fêmeas e dois machos, estavam em um semicativeiro no município de Manacapuru, a 68 quilômetros de Manaus.

 

Eles serão soltos na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Piagaçu-Purus, em Beruri, cidade a 173 km da capital amazonense. De acordo com Diogo Sousa, biólogo pesquisador do projeto Peixe-Boi, do Inpa, a ação é resultado de um trabalho de mais de quatro décadas, da instituição.

 

Sonora: “O Inpa já resgata e reabilita filhotes de peixe-boi há mais de 40 anos. Em Manaus, existe um centro de resgate e reabilitação onde os animais depois que estão saudáveis são encaminhados para uma área de semicativeiro, que é uma área para readaptar os animais às condições naturais dos rios. Esses animais ficam lá entre um e cinco anos. Atualmente, existem 15 peixes-bois e, nesta quarta, a gente vai capturar cinco desses peixes-bois, desse plantel, para reintroduzir na natureza.”

 

Os animais serão colocados em piscinas e serão transportados em um barco regional em um percurso que deve durar 24 horas. Na quinta-feira (6), antes do início da soltura, está prevista uma ação para conscientizar a comunidade da reserva sobre a preservação dos peixes-bois. O trabalho será encerrado no sábado (8).

 

Há cerca de um ano, o Inpa e a Ampa reintroduziram quatro peixes-bois à natureza no mesmo local. Os animais são monitorados, inclusive, com a ajuda de moradores da área. A expectativa, segundo o biólogo, é que a adaptação dos novos habitantes também seja bem-sucedida.

 

Sonora: “Os animais são acompanhados hoje por um sistema de telemetria porque gente tem um equipamento fixado na cauda do peixe-boi. O equipamento emite sinais em que o comunitário consegue encontrar o peixe-boi, saber a área que o peixe-boi está ocupando na reserva. Foi feita uma recaptura de um dos animais e um deles engordou mais de 15 quilos, cresceu mais de 10 centímetros”.

 

Antes da etapa de semicativeiro, os peixes-bois que chegam ao Inpa, passam por um período de reabilitação. Atualmente, 60 estão nessa fase. A maioria deles foi resgatada ainda filhote e muito debilitada.

 

Sonora: A caça do peixe-boi ocorre mais com animais adultos, principalmente, fêmeas com filhotes, porque elas ficam mais vulneráveis já que precisam ficar mais tempo na superfície para respirar. Normalmente, o caçador consegue capturar a fêmea, e o filhote acaba ficando órfão. É partir desse momento que um comunitário ou um pescador encontra o animal sozinho no barranco ou em redes de pesca. Quase 95% dos resgastes feitos pelo projeto são filhotes, a maioria órfãos, já que a mãe foi abatida.”

 

O pesquisador informou ainda que o Inpa planeja levar 30 peixes-bois para o semicativeiro e devolver pelo menos 20 à natureza nos próximos quatro anos.

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo