Mulheres e negros têm maior alta no IDH no Brasil, mas desigualdades persistem

Desenvolvimento Humano

Publicado em 10/05/2017 - 21:09 Por Sheily Noleto - Brasília

Apesar das desigualdade persistirem, de 2000 a 2010, os grupos mais vulneráveis (mulheres e negros) tiveram uma maior alta no Índice de Desenvolvimento Humano no Brasil.

 

No entanto, a população rural, os negros e as mulheres continuam ganhando e vivendo menos que os homens brancos moradores das cidades. Essa é uma das principais conclusões do Relatório de Desenvolvimento Humano para Além das Médias: Índice de Desenvolvimento Humano Municipal por cor, sexo e situação de domicílio.

 

O documento foi lançado nesta terça-feira pelo IPEA – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada e PNUD- Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento no Brasil. O levantamento analisou dados de Censos Demográficos de 2000 a 2010.

 

A coordenadora nacional do relatório pelo PNUD, Andrea Boson (Bozon), resume as constatações do documento.

 

Sonora: "Mostra que as diferenças entre homens e mulheres, entre as pessoas que moram no campo e na cidade, da cor negra e branca persistem as diferenças em termos de indicadores de sociais de saúde, renda e educação também."

 

Segundo o estudo, em 2010, os moradores da área rural recebiam R$570 reais a menos que os da cidade. Eles viviam quase três anos menos do que pessoas residentes em áreas urbanas. E apenas 26% daqueles com 18 anos ou mais haviam concluído o ensino fundamental completo.

 

O abismo entre negros e brancos também era grande. Em 2010, eles ganhavam menos da metade do que os brancos. Também viviam dois anos a menos que eles.

 

No caso de mulheres e homens as diferenças também eram relevantes. Apesar de estudarem e viverem mais, elas ganhavam R$ 400 a menos que eles.

 

Marco Aurélio Costa, coordenador do INCT- Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial, explica.

 

Sonora: "Os indicadores rurais são bem piores que os urbanos. AS diferenças de cor entre a população negra e branca são maiores que entre homens e mulheres."

 

Em 2010, o IDH geral dos municípios brasileiros foi de 0,727, faixa considerada de alto desenvolvimento humano, que vai de 0,702 a 0, 798. Quanto mais próximo de 1, mais desenvolvido o país é. Hoje, a Noruega está na liderança, com índice de 0,944.

 

Com produção de Dayana Vítor

Últimas notícias
Cultura

História Hoje: há 40 anos morria Leny Eversong

Uma das grandes intérpretes da Era de Ouro do Rádio, Leny Eversong morreu no dia 29 de abril de 1984, em consequência da diabetes, na capital paulista.

Baixar arquivo
Geral

Corpo de indígena é encontrado com sinais de espancamento em SC

O indígena Hariel Paliano, de 26 anos, foi encontrado, no último sábado, às margens da rodovia que liga os municípios de Doutor Pedrinho e Itaiópolis.

Baixar arquivo
Esportes

Confira os resultados dos jogos de futebol do fim de semana

Nesta segunda-feira (29),  rodada do Campeonato Brasileiro da Série A, tem o clássico São Paulo e Palmeiras, às 20h. Pela Série B, teremos uma partida Mirassol e Ceará. E pelo Brasileirão feminino, a bola rola para Flamengo e Santos.

Baixar arquivo
Economia

Como reduzir o Imposto de Renda a ser pago com previdência privada?

Tira-Dúvidas do IR 2024 explica como uma modalidade de previdência privada ajuda a reduzir o valor a ser pago no Imposto de Renda. 

Baixar arquivo
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo