Na Trilha da História: Livro aborda detalhes do casamento da princesa Isabel

Na Trilha da História

Publicado em 21/06/2017 - 13:50 Por Apresentação Isabela Azevedo - Brasília

Até julho, o Na Trilha da História apresentará reprises. Nesta, trazemos o episódio de 28 de novembro de 2016.

 

Olá! Eu sou a Isabela Azevedo e está começando o Na Trilha da História! Hoje, vamos revelar detalhes da relação entre a princesa Isabel e o marido dela, o Conde D'Eu. Quem vai nos ajudar é Mary Del Priore, autora do livro "O Castelo de Papel", que aborda exatamente esse assunto. A historiadora revela a preocupação do imperador dom Pedro II em arranjar pretendentes para as duas filhas: Isabel e Leopoldina.

 

Sonora: "Desde que a Isabel faz 14 anos, o dom Pedro II tá escrevendo cartinhas para várias cortes europeias, e sobretudo para o cunhado dele, o príncipe de Joinville, pedindo, pelo amor de Deus, para arranjar um noivo pras meninas. Não podiam ficar solteironas, tinham que casar e garantir, inclusive a sucessão do trono."

 

Mas a missão dada por dom Pedro II ao cunhado não era muito fácil, não.

 

Sonora: "O coitado do príncipe de Joinville vira para um lado, vira para o outro, mas a verdade é que ninguém, meus caros ouvintes, queria vir para este fim de mundo! A escravidão era uma vergonha. Então, ele vai procurar onde? Nas casas pobres da Europa."

 

E dessas casas pobres da Europa surgiu o pretendente: Gastão de Orleáns, o Conde D'Eu. O francês havia sido criado para ser um herói militar.

 

Sonora: "O coitadinho do nosso Gastão vai servir no exército espanhol e é quando ele volta dessas experiências militares que o pai dele diz: tem uma princesa lá no fim do mundo, você quer se casar com ela?"

 

Os dois se casaram em 1864 e tiveram três filhos. Mais que princesa, Isabel gostava mesmo era de ser mãe e esposa.

 

Sonora: "A princesa Isabel é criada em um ambiente extremamente católico. Ao contrário do que se possa imaginar, nós já vamos ter nesse século XIX mulheres que buscam uma certa emancipação - coisa que a Isabel não fará. Ela ficará sempre nesse modelo de mãe piedosa, de mulher apaixonada, de dona de casa, de anjo do lar... e essas qualidades todas, muito felizes para a vida privada, vão acabar por impactar a vida pública."

 

Na dinâmica do casal, o Conde D'Eu torna-se um mentor da princesa Isabel. Ensina, inclusive, para que serve o ciclo menstrual da mulher.

 

Sonora: "As mulheres nessa época não podiam falar de sexo e mais: elas não podiam saber nada sobre sexo. Isso porque os papeis de gênero eram muito definidos. O papel do homem era ensinar. Ele tinha que ser não apenas o provedor, o rei do lar, mas também uma espécie de professor da sexualidade feminina. Por exemplo, quando ela menstrua, ela pergunta para ele qual é a relação entre da menstruação com a gravidez. Ela não sabe nada!"

 

E a política, Mary?

 

Sonora: "Eu nunca vi alguém dizer tanto que não queria o poder. estar regente era algo que ela detestava. Então ela dava muito título, fazia muita caridade... Então a gente vê que o engajamento da princesa Isabel com a vida política era realmente nulo."

 

Como filha mais velha de Dom Pedro II, Isabel era a herdeira do trono brasileiro. Durante o reinado do pai, chegou a assumir o trono como princesa regente por três vezes. Na última oportunidade, assinou a Lei Áurea, que determinou o fim da escravidão no Brasil. Mas ao contrário do que alguns livros ditáticos possam transparecer, Isabel não tinha nada, ou quase nada, de abolicionista.

 

Sonora: "Nesse momento, já vem uma enorme comissão de deputados e senadores paulistas para o Rio de Janeiro para exigir a abolição. Então quando o Senado vota a abolição, eu diria que a abolição já estava feita! Quer dizer, ela não se engaja!."

 

 


Na Trilha da História: Apresenta temas da história do Brasil e do mundo de forma descontraída, privilegiando a participação de pesquisadores e testemunhas de importantes acontecimentos. Os episódios são marcados por curiosidades raramente ensinadas em sala de aula. É publicado semanalmente. Acesse aqui as edições anteriores.

 

* Reprise de 28 de novembro de 2016

 

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo