STJ decide continuar com análise de denúncia contra Simão Jatene

Simão Jatene

Publicado em 08/06/2017 - 15:44 Por Michelle Moreira - Brasília

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu dar andamento à análise da denúncia feita pelo Ministério Público Federal contra o governador do Pará, Simão Jatene. Os ministros da corte acolheram recurso da Procuradoria-geral da República contra decisão do ministro do STJ, Napoleão Nunes, que declarou o crime prescrito.

 

Jatene é acusado por corrupção passiva. Na ação, o MPF denuncia o governador e ouras pessoas por solicitarem vantagem indevida à cervejaria Cerpa em troca de aprovação de decreto para liberação de dívidas tributárias da empresa. Segundo as investigações, a primeira negociação teria sido feita ainda quando ele era candidato ao governo do Pará, em 2002. Ficou acertado o montante de R$ 5 milhões divididos em quatro parcelas, sendo a primeira delas tendo sido paga em novembro do mesmo ano.

 

Após a assinatura de decretos que favoreceriam a empresa, já com Jatene no governo, um novo acordo previu o pagamento de R$ 6 milhões. Para a PGR, a prescrição do caso só aconteceria em outubro de 2019 e não em setembro de 2014, como considerou o relator Napoleão Nunes. Além disso, a Procuradoria afirma que os crimes foram praticados quando Jatene já era governador do Pará.

 

Neste caso, a pena máxima prevista é de oito anos, acrescida da terça parte por se tratar de governador, totalizando 10 anos e oito meses. Assim, a prescrição ocorreria no prazo de 16 anos. Ou seja, na avaliação da PGR o crime prescreveria somente em outubro de 2019.

 

Agora, cabe à Corte Especial do STJ decidir sobre o recebimento da denúncia uma vez que não existe necessidade de apreciação pela assembleia legislativa do Estado, conforme decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). A reportagem procurou a assessoria do governo, mas não teve retorno.

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo