Inscrições para mulheres rurais que tenham uma boa história para contar vão até esta terça

Mulheres Rurais

Publicado em 14/08/2017 - 15:20 Por Renata Martins - Brasília

Elas são protagonistas! De acordo com a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), as mulheres rurais desempenham papel fundamental nas funções regionais de segurança alimentar.

 

Mas a FAO aponta que elas têm menos acesso a recursos produtivos como terra, água, crédito e formação e enfrentam taxas mais elevadas de pobreza, insegurança alimentar e obesidade. Fatores que, somados, impedem as mulheres rurais de desenvolver o pleno potencial.

 

Este ano, a campanha internacional Mulheres Rurais, mulheres com direitos pretende tornar visível a situação atual e as experiências dessas personagens na América Latina e no Caribe. No Brasil, a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário lançou o concurso Vozes, Imagens, Histórias e Experiências das Mulheres Rurais. A iniciativa vai premiar relatos de agricultoras que atuam pela redução das desigualdades de gênero no meio que vivem.

 

As ganhadoras vão participar da II Conferência de Mulheres Rurais, no final de setembro, em Assunção, no Paraguai. São duas categorias: relatos de vida, com o testemunho de mulheres que vivem e trabalham nas áreas rurais do Brasil; e experiências de organizações, que vai premiar boas práticas que apresentem exemplos de melhoria da qualidade de vida das agricultoras e do entorno comunitário.

 

As inscrições vão até esta terça-feira, 15 de agosto. O primeiro passo para participar é preencher um formulário disponível no site do Ministério do Desenvolvimento Agrário. No próprio documento, tem as instruções para o envio do material. As experiências poderão ser apresentadas em forma de áudio, vídeo, texto, imagem ou fotografia.

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo