No Nordeste, Polícia Federal e Tribunal Regional Federal integram softwares para agilizar processos

Processo eletrônico

Publicado em 11/08/2017 - 10:03 Por Sumaia Villela, da Agência Brasil - Recife

A Polícia Federal (PF) e o Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) lançaram, nesta quinta-feira (10), a integração de seus softwares para agilizar a troca de documentos entre as duas instituições.

 

Até agora, uma petição feita em Petrolina, interior de Pernambuco, tinha que viajar mais de 700 quilômetros de carro até o tribunal. Com a novidade, o delegado poderá enviar o pedido pela internet.

 

A integração entre os sistemas do Processo Judicial Eletrônico (Projud) e de Gestão da Atividade de Polícia Judiciária vale os estados que estão sob jurisdição do TRF5: Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Sergipe.

 

Os delegados da PF dessas unidades da Federação podem fazer pedidos pela internet e também realizar consultas de acompanhamento processual. O ministro da Justiça, Torquato Jardim, esteve no lançamento e disse que a integração vai garantir “agilidade” ao trabalho da PF e das demais partes.

 

Sonora: “O juiz, o promotor, o policial que faz a investigação, em qualquer lugar do mundo, pode acessar o processo e praticar o ato necessário”.

 

O sistema virtual da Justiça brasileira, já funciona em todo o país desde 2010. Já o sistema da Polícia Federal é implantado de forma pioneira em nove estados do país. Iniciado em dezembro, o software é usado no Rio Grande do Norte, Paraíba, Acre, Pernambuco, Ceará, Alagoas, Sergipe, Santa Catarina e Roraima.

 

O sistema foi desenvolvido em parceria com a Universidade Federal de Campina Grande, da Paraíba. O superintendente da Polícia Federal em Pernambuco, Marcello Diniz Cordeiro, afirmou que o sistema economiza tempo e dinheiro e libera policiais da função de entregador de processos.

 

Sonora: “O policial, que antes tinha a obrigação de levar processo para lá e para cá, vai ter mais tempo de fazer investigação”.

 

O ministro da Justiça não respondeu a perguntas da imprensa que não fossem a respeito do lançamento, como a ajuda federal solicitada por Roraima para reforçar a fronteira com a Venezuela. Também presente no evento, o diretor-geral da PF, delegado federal Leandro Daiello Coimbra, não deu entrevista.

Últimas notícias
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

O levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo
Geral

Em Porto Alegre, feridos em incêndio seguem internados

Ao todo, 15 vítimas estão internadas, quatro em estado grave. Além dos feridos, outras dez pessoas perderam a vida. Autoridades prestaram solidariedade pelas redes sociais, entre elas, o presidente Lula.  

Baixar arquivo