Justiça do Rio suspende festa em prédio tombado próximo ao Cais do Valongo

Cais do Valongo

Publicado em 08/09/2017 - 22:14 Por Lígia Souto - Rio de Janeiro

A Justiça determinou a suspensão de um festival que seria realizado no Armazém Central das Docas Dom Pedro II, que fica em frente ao Cais do Valongo, no Porto do Rio.

 

A festa foi embargada durante o plantão judiciário, que aceitou os argumentos do Ministério Público Federal de que um evento desse porte poderia causar danos “irreparáveis” ao imóvel, tombado pelo patrimônio histórico.

 

De acordo com o MPF, que moveu uma ação a pedido do Iphan, "não houve nenhum pedido prévio de autorização para a realização do evento".

 

Em julho, a Unesco declarou o Cais do Valongo como Patrimônio Histórico da Humanidade.

 

Na decisão, o juiz João Augusto Carneiro Araújo, da 12ª Vara Federal do Rio, afirmou que a estrutura e o caráter do Armazém Docas não eram adequados para a festa.

 

Ele determinou que os réus se "abstenham de organizar, promover, vender ingressos, instalar estruturas e equipamentos e realizar o evento", sob pena de multa no valor de R$ 100 mil.

 

O juiz intimou o município e a Polícia Federal a adotarem medidas para cumprir a decisão.

 

Na madrugada desta quinta-feira (7), a Polícia Federal fechou o galpão, alugado para o evento com ONG Ação da Cidadania, que ocupa e administra o prédio.

 

A reportagem tentou contato com a ONG, que não retornou o e-mail e não atendeu as ligações.

 

Já a empresa que organiza o festival informou, nas redes sociais, que lamenta a decisão, já que “embargaram um evento de uma ONG cuja receita é revertida no combate à fome”.

 

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo