Rock in Rio não contratará catadores de recicláveis para o evento

Lixo

Publicado em 15/09/2017 - 12:57 Por Raquel Júnia - Rio de Janeiro

A Defensoria Pública da União e a Defensoria Pública do Estado do Rio emitiram uma recomendação conjunta para que a organização do Rock in Rio contrate imediatamente redes de catadores de material reciclável para atuarem na Cidade do Rock, a exemplo do que ocorreu nas Olimpíadas.


Apesar da notificação, as redes de catadores, que já vinham tentando negociar o trabalho com a organização do evento, receberam a informação de que a contratação não vai ser possível.


A solução encontrada, em diálogo com a Companhia Municipal de Limpeza Urbana, a Comlurb, foi que a própria companhia recolha o material e leve até os locais informados pelas redes de catadores.


Claudete Costa, representante do Rio de Janeiro no Movimento Nacional dos Catadores de Material Reciclável, lamentou a recusa da organização do Rock in Rio.


Nas Olimpíadas, um acordo que envolveu o Comitê Olímpico e órgãos públicos, catadores e catadoras foram contratados por um diária de R$ 90, com o estabelecimento de carga horária, além de benefícios como vale transporte e alimentação.


O defensor público federal Claudio Luiz dos Santos, coordenador do Grupo de Trabalho Catadores e Catadoras da Defensoria Pública, explica que a notificação à organização do Rock in Rio está de acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, estabelecida em lei.


A recomendação foi dirigida também ao município do Rio, à Empresa Municipal de Turism (Riotur), à Comlurb, e à Liga Independente das Escolas de Samba, para que se contrate os catadores e catadoras no Carnaval de 2018.


A organização do Rock in Rio foi procurada via assessoria de imprensa para responder sobre a recomendação mas não retornou o contato até o fechamento desta reportagem.


A Comlurb confirmou, por meio da assessoria de imprensa, que vai levar o material reciclável recolhido na Cidade do Rock até as cooperativas cadastradas na companhia.

Últimas notícias
Geral

Corpo de indígena é encontrado com sinais de espancamento em SC

O indígena Hariel Paliano, de 26 anos, foi encontrado, no último sábado, às margens da rodovia que liga os municípios de Doutor Pedrinho e Itaiópolis.

Baixar arquivo
Esportes

Confira os resultados dos jogos de futebol do fim de semana

Nesta segunda-feira (29),  rodada do Campeonato Brasileiro da Série A, tem o clássico São Paulo e Palmeiras, às 20h. Pela Série B, teremos uma partida Mirassol e Ceará. E pelo Brasileirão feminino, a bola rola para Flamengo e Santos.

Baixar arquivo
Economia

Como reduzir o Imposto de Renda a ser pago com previdência privada?

Tira-Dúvidas do IR 2024 explica como uma modalidade de previdência privada ajuda a reduzir o valor a ser pago no Imposto de Renda. 

Baixar arquivo
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo