Artesãos do município do Rio ganham carteira nacional que reconhece profissão

Carteira Nacional

Publicado em 09/10/2017 - 20:58 Por Fabiana Sampaio - Rio de Janeiro

 Cerca de mil artesãos do município do Rio de Janeiro receberam nesta segunda-feira carteira nacional, que reconhece profissionalmente a atividade e possibilita a participação em feiras nacionais pelo Programa do Artesanato Brasileiro.

 

A partir de agora, eles também terão acesso facilitado a microcréditos e capacitação.

 


Com a crise do Estado, foi preciso realizar uma parceria público privada para a confecção das carteiras. A empresa parceira vai viabilizar a aquisição de matéria prima a preço de atacado pelos artesãos.

 


O secretário de Estado de Turismo, Nilo Sérgio Félix, disse que o governo está empenhado em promover o artesanato fluminense.

 


Alice do Espírito Santo, saiu de Guadalupe, na zona norte carioca, para receber a carteira. Há cinco anos ela faz trabalhos de pintura decorativa em madeira, que complementam a renda da aposentadoria. Alice apontou algumas demandas dos artesãos que ela espera que sejam facilitadas com o documento.

 

Suzana Maria Costa Moreira, é artesã há quarenta anos. Atualmente ela desenvolve um trabalho com crochê que gera emprego e renda para senhoras da terceira idade, além de ministrar cursos de capacitação.Para Suzana, os benefícios do artesanato vão além da geração de renda.


Mais de dez mil artesãos em 38 municípios já foram cadastrados. Cerca de duas mil carteiras foram expedidas. A expectativa é cadastrar no total cerca de vinte e cinco mil artesãos em todo o estado.

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo