MST ocupa prédio público em Brasília e reivindica regularização de acampamentos

Reforma agrária

Publicado em 16/10/2017 - 12:56 Por Mariana Martins - Brasília

O MST, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, ocupou, nesta segunda-feira (16), a sede da Terracap em Brasília. O movimento reivindica a regularização de três acampamentos no Distrito Federal.

 

Em todo país, teve início, nesta segunda-feira, a Jornada Nacional de Lutas de Outubro. O dia de hoje está destinado às pautas e reivindicações locais. No Distrito Federal, as reivindicações são de regularização de acampamentos e perícia de áreas públicas que, segundo o movimento, deveriam ser destinadas à reforma agrária, e implementação do Plano Nacional de Desenvolvimento Sustentável. A líder do MST no DF, Edneide Rocha, explica a ação local.

 

O presidente da Terracap, Júlio César Reis, e o secretário de Agricultura do Distrito Federal, Argileu Martins da Silva, chegaram ao prédio ocupado por volta das 10h da manhã e seguem em negociações. O secretário antes de entrar para reunião falou que o diálogo com os movimentos sociais é permanente e que não via maiores problemas na negociação.

 

A partir desta terça-feira (17), a Jornada Nacional de Lutas de Outubro fará ações nacionais unificadas com outros movimentos de luta pela terra que compõem a Via Campesina e prometem reivindicar mais investimentos para a reforma agrária, conforme explica Edneide Rocha.

 

As mobilizações ainda fazem parte da Semana Mundial da Alimentação Sustentável e, segundo o MST, o pequeno produtor é responsável por 70% da produção de alimentos que chega à mesa dos brasileiros.

 

* Matéria atualizada às 16h26 para correção do nome do secretário de Agricultura do Distrito Federal.

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo