Viva Maria: As experiências de mulheres agricultoras para produzir mais sem atacar o meio ambiente

Viva Maria

Publicado em 08/12/2017 - 04:15 Por Apresentação Mara Régia - Brasília

Termina hoje (8), no Costão do Santinho, Florianópolis, Santa Catarina, a 27ª Reunião Especializada de Agricultura Familiar do Mercosul (Reaf), que, desde a última segunda-feira (4), reuniu dezenas de trabalhadoras rurais, com a finalidade de discutir e propor soluções para os principais desafios que elas enfrentam para fazer valer seus direitos na lei e na vida! Direito à terra e à reforma agrária! Direito a uma vida sem violência! Direito ao comércio justo de sua produção, enfim, direito a um meio ambiente saudável que sobreviva às mudanças climáticas e aos riscos da indústria do veneno! 

 

Toda essa temática esteve presente na produção de um CD que foi lançado pela Rede Mulher de Educação, berço de lideranças como dona Raimunda dos Cocos, que foi a grande homenageada nesta 27ª Reaf!

 

À ela, à socióloga Moema Viezzer e a tantas outras vozes que, ao longo de toda essa semana, foram ouvidas em Costão do Santinho, nossa homenagem através da escuta do programa Mudando o Mundo com as Mulheres da Terra!

 

Destaque para a participação de dona Raimunda, que, como o coco babaçu, é uma mulher que, em defesa da vida, enfrenta até as autoridades. No fim dos anos 90, ela fez discurso na porta do Ministério do Meio Ambiente, para o então ministro José Sarney Filho, para denunciar o uso do veneno na agricultura!

 

 

Viva Maria: Programete que aborda assuntos ligados aos direitos das mulheres e outros aspectos da questão de gênero. É publicado de segunda a sexta-feira. Acesse aqui as edições anteriores.

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo