Ambientalista acredita que mortandade de botos-cinza se deve à industrialização

Vírus ou poluição?

Publicado em 20/01/2018 - 14:06 Por Joana Moscatelli - Rio de Janeiro

Após uma série de mortes de botos-cinza na Baía de Sepetiba, no litoral do Rio de Janeiro, o ambientalista e idealizador do Movimento Baía Viva, Sérgio Ricardo contestou a versão do governo estadual de que a causa da mortandade tenha sido um vírus.

 

Segundo o ambientalista, o processo de industrialização na região está ameaçando não só os botos mas outras espécies como tartarugas e cavalos-marinhos, além do trabalho de pescadores artesanais.

 

Questionados sobre as críticas, a Secretaria Estadual do Ambiente e o Instituto Estadual do Ambiente reafirmaram, em nota, que a mortalidade de botos foi pesquisada e atestada como doença típica de cetáceos, causada por vírus pelos laboratórios de Mamíferos Aquáticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e de Patologia Comparada de Animais da Universidade São Paulo.

 

O comunicado ressalta que os laudos não mencionam qualquer relação com a poluição da baía e que são produzidos por instituições com amplo conhecimento do assunto e completamente independentes.

 

Mas, após a mortandade, o Ministério Público Federal recomendou, ao Inea e à Companhia Portuária Baía de Sepetiba, a imediata suspensão da dragagem na Baía. A recomendação foi baseada em parecer de pesquisadores do Laboratório de Bioacústica e Ecologia de Cetáceos da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. A preocupação é que a dragagem faça com que metais depositados no fundo da baía, se dispersem pela água.

 

Em contato com eles, a imunidade dos botos-cinza pode ficar comprometida, facilitando a ação do vírus e aprofundando os efeitos do surto. Carcaças de mais de 170 botos já foram recolhidas por entidades ambientais nas baías de Sepetiba e de Ilha Grande, na Costa Verde do Rio de Janeiro, região que abriga a maior população do mundo da espécie. Antes do surto, a estimativa era de que viviam ali 800 golfinhos.

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo