David Anthony é o novo secretário de Administração Penitenciária do Rio; posse deve ocorrer hoje

Rio de Janeiro

Publicado em 25/01/2018 - 09:40 Por Ícaro Matos - Rio de Janeiro

O delegado David Anthony é o novo titular da Secretaria estadual de Administração Penitenciária, a Seap. Ele está na Polícia Civil do Rio de Janeiro há mais de 30 anos e também já foi corregedor do Detran. Ele toma posse nesta quinta-feira (25).

 

A troca do comando da Seap foi definida nessa quarta-feira (24), após o desembargador Caetano Ernesto da Fonseca Costa, da 7ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio, negar o pedido de efeito suspensivo feito pela PGE, a Procuradoria-Geral do Estado, para evitar o afastamento do agora ex-secretário, coronel Erir Ribeiro, e de outros cinco gestores do sistema prisional do Estado.

 

O magistrado refutou a tese apresentada pela PGE de que o afastamento dos gestores seria uma interferência indevida do Judiciário no Poder Executivo e que isso traria risco para a segurança da massa carcerária e da população do estado.

 

Costa ressaltou, ainda, que a decisão do juiz da primeira instância, tomada na última quinta-feira (18), foi dada com rigor e acerto e deve ser mantida neste momento do processo para garantir a produção das provas.

 

Além do ex-secretário, foram afastados o subsecretário adjunto de Gestão Operacional da Seap, e os diretores e subdiretores do presídio Bangu 8 e da Cadeia Pública de Benfica. Mas o governo do Rio ainda não anunciou quem irá ocupar os cargos.

 

Eles são acusados de improbidade administrativa pelo Ministério Público estadual, por favorecer, dar tratamento diferenciado e conceder regalias ao ex-governador do Rio Sérgio Cabral, durante o período em que ele esteve no sistema prisional do Estado.

 

O caso também motivou a transferência de Cabral para um presídio no Paraná, o que ocorreu na semana passada por duas decisões: uma da Justiça Federal do Rio e outra da Justiça Federal do Paraná.

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo