Relatório aponta que casos de agressão a jornalistas reduziram 38% em 2017, mas número ainda é alto

Fenaj

Publicado em 18/01/2018 - 23:09 Por Fabiana Sampaio - Rio de Janeiro

Em 2017, foram registrados 99 casos de agressões contra jornalistas no país. O número caiu 38% em comparação com 2016, quando houve 161 agressões. Além da redução geral no número de casos de violência, em 2017, nenhum jornalista foi assassinado em decorrência do exercício da profissão. Já no grupo que reúne outros profissionais da comunicação e comunicadores populares houve redução no número de mortes de cinco casos em 2016 para 1 caso no ano passado.

 

Os números estão em relatório anual apresentado pela Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), nesta quinta-feira (18), no Rio. A federação avalia, no entanto, que, apesar das reduções nas agressões e mortes de profissionais da área de comunicação, aumentou o número de casos de censura interna nas redações e houve crescimento proporcional dos casos de cerceamento à liberdade de imprensa por ações judiciais.

 

Os 14 casos nessa modalidade registrados no ano passado levaram os integrantes do Poder Judiciário e do Ministério Público à terceira colocação na listagem dos principais agressores, atrás apenas dos policiais, que foram os responsáveis por 19 registros e dos políticos, que aparecem na segunda colocação, com 15 casos.

 

Em relação à censura interna nas redações, em 2017, foram registrados nove casos contra três em 2016. O relatório afirma que quatro jornalistas foram demitidos em razão de comentários que teceram ou de reportagens que produziram e que geraram reações negativas.

 

Entre as empresas com práticas de censura estão jornais impressos, empresas de rádio e televisão e empresas públicas de comunicação. A presidente da Fenaj, Maria José Braga, diz que a redução nos números poder ser comemorada, mas que o alerta se mantém. A Fenaj afirmou que tem feito denúncias e cobranças às empresas para que adotem medidas em defesa dos seus profissionais. Em relação às autoridades, a federação cobra apuração e punição dos culpados.

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo