Trocando em Miúdo: Saiba o que as escolas não podem exigir em relação ao material escolar

Trocando em Miúdo

Publicado em 19/01/2018 - 02:00 Por Apresentação Eduardo Mancasz - Brasília

Olá prezada pessoa ouvinte cidadã.

 

Novo ano escolar chegando, matrícula paga, se for na particular, cada vez mais cara, hora da criança acordar mais cedo, mas tem uma coisa preocupando os pais depois dos gastos das festas de Natal. É que se esqueceram de pedir para o Papai Noel, de presente, sabe o que? Material escolar. Então, vamos nesta.

 

Parece que estou brincando, gente, mas é prosa séria. Tem uma colega, mãe nova, com filho de quatro anos, na pré-escola, que me contou o seguinte. Depois de muita pesquisa, ela fechou o pacote de material exigido pela escola para o filho dela sair das férias e voltar para a escola. Pois preste atenção porque não acreditei. Ela gastou mil reais só com material escolar para o filho dela de quatro anos de idade.

 

Daí então fui pesquisar com a nossa especialista em consumo, a vice-presidente da Proteste – Associação de Consumidores, Maria Inês Dolci. De estalo, e você vai ouvir a conversa, sim, tem duas coisas que todo pai, toda mãe, com filho na escola, precisa saber. Quer dizer, três.

 

A primeira. A escola não pode exigir que os pais comprem todo o material escolar do filho de uma só vez.

 

A segunda. A escola não pode exigir dos pais que eles comprem material escolar do filho se for destinado ao uso coletivo. Coletivo é parte da escola.

 

Terceira coisa. Aproveite, sim, recicle, use o livro do irmão mais velho, exija que o livro que possa ser usado no ano que vem seja bem cuidado. Tem mais.

 

Tem muita coisa para conversar ainda mas o tempo acabou.Hora de voltar para a escola. E o material, seja seu filho de escola particular ou mesmo público. Os pais têm mais é que ir à luta, pechinchar, procurar pelo melhor preço, afinal é dinheiro suado. Tem até um jeito de fazer compra coletiva de material escolar. Junta umas mães.

 

No mais, bom ano escolar para a criançada toda que passou aí umas boas férias. Acabou a folga. Ou não.

 

Então, tá.
Inté e axé.

 

Trocando em Miúdo: Quadro do programa Em Conta, da Rádio Nacional da Amazônia. Aborda temas relacionados a economia e finanças, traduzidos para o cotidiano do cidadão. É distribuído em formato de programete, de segunda asexta-feira, pela Radioagência Nacional. Acesse aqui as edições anteriores.

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo