Universitários de RO vão para o interior trabalhar no Projeto Rondon

População Carente

Publicado em 19/01/2018 - 09:03 Por Renata Martins - Brasília

Neste sábado (20), cerca 160 estudantes e professores de oito universidades de Rondônia saem da capital Porto Velho rumo a municípios do estado com baixo índice de desenvolvimento humano (IDH).


Até 4 de fevereiro o grupo participa da primeira operação regional do Projeto Rondon.


As oficinas serão oferecidas para a comunidade e gestores em áreas como saúde bucal e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis.


Outras oficinas são direcionadas para produção e gestão, como destaca o professor Edson Modesto, coordenador pela Universidade Federal de Rondônia.


“Nós temos, por exemplo, em Alto Alegre dos Parecis, um dos lugares que tem as melhores cachoeiras para fazer esporte radical e vários locais que poderiam ser explorados esse trabalho de turismo e a cidade não tem nenhum tipo de programa. Então, o interessante é treina-los e fazer um programa piloto acerca disso. E também a agricultura familiar. A terra é muito produtiva, produz muito. Então, a nossa ideia é fazer um trabalho para manufaturar os produtos e como eles podem ser organizados para ser vendidos em algumas unidades de abastecimento.”


O professor destaca que as cidades pequenas do interior de Rondônia têm problemas sociais de cidades grandes, como violência contra mulher, sexualidade precoce e uso de drogas. O projeto também deverá tratar dessas questões.


A estudante de Direito Débora Honorato vai ministrar palestras sobre direitos humanos à mulheres, crianças e adolescentes.


“Não custa nada ensinar o que a gente aprende. Nosso conhecimento pode ser levado de uma forma tão simples, prática e gratuita, que é o caso do projeto. Vai agregar tanto para eles quanto para mim. A minha expectativa é que todos nós possamos aprender, evoluir, crescer juntos e que a gente possa, na prática, mudar alguma realidade. A gente não quer só chegar e falar e ficar por ali. A gente quer plantar sementes no coração deles para que sejam cidadãos de fato, passem a buscar seus direitos também e que, no caso, a comunidade local possa interagir junto a prefeitura, busque a efetivação de políticas públicas.”


Ao todo nove municípios vão receber esta edição do projeto: Alto Alegre dos Parecis, Vale do Paraíso, São Francisco do Guaporé, Mirante da Serra, Nova União, Vale do Anari, Governador Jorge Teixeira, Theobroma e Ji-Paraná.


A Operação Teixeirão será realizada pelo Projeto Rondon, do Ministério da Defesa, em parceria com o Governo de Rondônia.

Últimas notícias
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo