Vacina padrão é a única que vale para viagens internacionais, alerta coordenador da Anvisa

Febre amarela

Publicado em 19/01/2018 - 18:14 Por Tatiana Alves - Rio de Janeiro

A confirmação de mais casos de febre amarela no Rio de Janeiro, o aumento na procura pela vacina nos postos e o fracionamento das doses, antecipado pela Secretaria Estadual de Saúde para acontecer a partir do próximo dia 25, geram preocupações para quem vai viajar. Vários países exigem o certificado internacional de vacinação de turistas que viajam aos destinos onde há risco de transmissão ou que vêm de lugares onde há casos de febre amarela.

 

A Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, ressalta que o documento somente é emitido para quem tomou a dose completa e que é necessário ainda tomar a vacina pelo menos 10 dias antes do embarque, tempo mínimo necessário para efetivar a imunização. O coordenador nacional de Saúde do Viajante da Anvisa, Marcelo Felga, recomenda que o viajante faça a imunização o quanto antes e leve um comprovante de que vai viajar.

 

Desde julho do ano passado, o certificado internacional de vacinação só é concedido a quem comprovar que vai desembarcar para algum país que exija a comprovação. Após se vacinar, é preciso se cadastrar na página da Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Depois, é necessário ir até um centro de emissão para assinar o documento munido de cartão de vacinação e um documento de identidade. Todo o processo é gratuito. Para mais informações relativas ao certificado, acesse o site www.anvisa.gov.br.

Últimas notícias
Cultura

História Hoje: há 40 anos morria Leny Eversong

Uma das grandes intérpretes da Era de Ouro do Rádio, Leny Eversong morreu no dia 29 de abril de 1984, em consequência da diabetes, na capital paulista.

Baixar arquivo
Geral

Corpo de indígena é encontrado com sinais de espancamento em SC

O indígena Hariel Paliano, de 26 anos, foi encontrado, no último sábado, às margens da rodovia que liga os municípios de Doutor Pedrinho e Itaiópolis.

Baixar arquivo
Esportes

Confira os resultados dos jogos de futebol do fim de semana

Nesta segunda-feira (29),  rodada do Campeonato Brasileiro da Série A, tem o clássico São Paulo e Palmeiras, às 20h. Pela Série B, teremos uma partida Mirassol e Ceará. E pelo Brasileirão feminino, a bola rola para Flamengo e Santos.

Baixar arquivo
Economia

Como reduzir o Imposto de Renda a ser pago com previdência privada?

Tira-Dúvidas do IR 2024 explica como uma modalidade de previdência privada ajuda a reduzir o valor a ser pago no Imposto de Renda. 

Baixar arquivo
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo