Viva Maria: Curta o seu verão mas previna-se da candidíase

Viva Maria

Publicado em 15/01/2018 - 03:02 Por Mara Régia - Brasília

Nem tudo é sol e energia no verão. Calor e umidade, principalmente para nós Marias, podem favorecer o aparecimento de uma praga chamada candidíase! Título de um dos livros da amiga e escritora Sonia Hirsch, incansável em apostar no bem viver.


“Vida quer Viver”, inclusive, é o nome de sua mais recente publicação sorteada aqui no Viva Maria. Há anos Sonia se dedica a distribuir seus livros em espaços como o nosso programa e, também, em cuidar das nossas partes mimosas, sempre mais sensíveis ao aparecimento da cândida vaginal, já que essa praga pode comprometer a saúde de outras partes do nosso corpo.


Sim, importante lembrar que cândida não é privilégio das mulheres. Os homens também têm. Só que, em nós, ela ocorre com mais frequência. No Verão, então, praia e piscina são um campo fértil para o desenvolvimento desse fungo que está presente no corpo da gente desde a mais tenra idade.


Mas ele só prolifera quando encontra o ambiente certo para se sentir em casa: roupas de banho molhadas por muito tempo, por exemplo, pode desencadear coceira na região íntima, corrimento cor esbranquiçada e ardor na hora do xixi.


Portanto, como prevenir é sempre melhor do que remediar, evite ficar muitas horas com a roupa de banho molhada no corpo. Se possível, mantenha as partes mimosas sequinhas e, por fim, evite o desequilíbrio da flora vaginal, com protetores diários, papéis higiênicos perfumados e o uso de sabão em pó e amaciantes para a lavagem da calcinha.


E lembre-se: sempre que possível durma sem essa peça íntima para ventilar a região. Por fim, use e abuse de uma água benta contra a candidíase chamada feijão fradinho.


Há alguns anos Sonia Hirsch compartilha essa receita de saúde que recebeu de uma leitora chamada Simone Campelo, de Pernambuco. Mas vamos deixar que a própria Sônia nos fale desse feijão maravilha.

 

Viva Maria: Programete que aborda assuntos ligados aos direitos das mulheres e outros aspectos da questão de gênero. É publicado de segunda a sexta-feira. Acesse aqui as edições anteriores.

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo