Beija-Flor é a campeã do carnaval do Rio

Carnaval 2018

Publicado em 14/02/2018 - 17:36 Por Fabiana Sampaio - Rio de Janeiro

Os enredos de protesto foram os grandes vencedores do Carnaval carioca. Tanto a campeã, a Beija Flor de Nilópolis, como a vice, Paraiso do Tuiuti, levaram para a avenida a crítica política e social e emocionaram a marquês de sapucaí. 

 

Protestos contra a reforma da previdência também estiveram presentes nas arquibancadas do sambódromo durante a apuração dos desfiles nesta quarta-feira de cinzas, com palavras de ordem e  faixas misturadas  às bandeiras das escolas. 

 

É o decimo quarto título da azul e branco, de Nilópolis, na baixada fluminense, que arrastou  uma multidão ao fim do desfile.   Com o  enredo “Monstro é aquele que não sabe amar, os filhos abandonados da pátria que os pariu”, a Beija Flor abordou a corrupção no pais, questões sobre a  a ecologia, intolerância, homofobia, e violência, levando para a avenida cenas que chocam o rio de janeiro corriqueiramente.

 

Em uma ala, a encenação de um banquete com homens de terno preto com um pano branco na cabeça faziam alusão ao episodio conhecido como farra dos guardanapos, que envolveu o ex-goverrnador Sergio Cabral, empresários e secretários.

 

Para Marcelo Misailides, coreógrafo da comissão de frente e autor do enredo da Beija Flor , o que fica é justamente a vitória da mensagem.

 

O intérprete Neguinho da Beija-Flor afirmou que os sambas tiveram no mínimo 70% de contribuição para a vitória e que  as escolas deram voz ao povo. 

 

Já a vice-campeã, Paraiso do Tuiuti, agremiação do morro do Tuiuti, na zona norte do Rio, foi a grande surpresa do Carnaval. A escola superou o acidente no fim do ano passado que matou a radialista conhecida como Liza Carioca, além de ter deixado vinte pessoas feridas.

 

A escola emocionou o público no sambódromo com uma comissão de frente que trazia componentes que se revezavam ora como homens escravizados, ora como pretos velhos. O enredo questionava “se a escravidão no Brasil verdadeiramente acabou?”.

 

A escola trouxe a exploração do trabalho no campo e nas minas como modernas formas de escravidão e fez críticas às novas leis trabalhistas. O último carro apresentava um personagem vampiro com faixa presidencial. 

 

Para Thiago Monteiro, diretor de carnaval da escola, a escola fez uma escolha corajosa de um samba e todo o processo foi planejado para brigar  pelo título. 


Duas escolas, a acadêmicos da Grande Rio e a tradicional Império Serrano, foram rebaixadas. A campeã da Série A, Unidos do Viradouro, vai desfilar no Grupo Especial no carnaval do ano que vem. 

 

* Matéria atualizada às 22h45 do dia 14-02-18- para inclusão de informações e sonoras. 

Últimas notícias
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo