Fiscais iniciam operação Semana Santa para evitar fraudes na venda de pescados

Semana Santa

Publicado em 20/02/2018 - 18:16 Por Mariana Martins - Brasília

A Semana Santa de aproxima, nessa época o consumo de pescado aumenta e o consumidor tem que ficar atento. Com o objetivo de coibir fraudes por substituição de espécies de pescado, fiscais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento iniciaram nesta terça-feira a “Operação Semana Santa” .


A operação coleta amostras de peixes embalados e, na maioria das vezes, congelados vendidos em supermercados de doze estados e do Distrito Federal. O objetivo é confirmar se a espécie indicada no rótulo é, de fato, o produto comercializado.

 

De acordo com o auditor fiscal do Ministério da Agricultura, Paulo Araújo, esse tipo de fiscalização começou a ser feita em 2015 e o índice de fraude caiu de aproximadamente 20% em 2015 para 3% em 2017. O fiscal fala ainda dos peixes que são mais fraudados.

 

Todas as amostras serão encaminhadas ao laboratório do Ministério onde será realizada a verificação. Paulo Araújo fala ainda como o consumidor pode evitar ser enganado.

 

O Consumidor Marcos Baumotte fala que nunca teve problema com a qualidade do pescado, mas que o consumidor deve tomar cuidado com a comercialização de diferentes tipos de peixes na mesma gôndola nos supermercados o que, às vezes, pode induzir ao erro.

 

Antes da Semana Santa a comunicação do Ministério fará a divulgação da lista de empresas que eventualmente sejam flagradas fraudando o consumidor.

 

Caso o consumidor compre um produto que desconfie que seja fraudado, o auditor fiscal, orienta ainda que a denuncia seja feita pelos canais de ouvidoria do Ministério.

Últimas notícias
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

O levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo
Geral

Em Porto Alegre, feridos em incêndio seguem internados

Ao todo, 15 vítimas estão internadas, quatro em estado grave. Além dos feridos, outras dez pessoas perderam a vida. Autoridades prestaram solidariedade pelas redes sociais, entre elas, o presidente Lula.  

Baixar arquivo