Justiça do Amazonas determina a desativação do regime semiaberto do Compaj

Amazonas

Publicado em 16/02/2018 - 10:27 Por Juliana Cézar Nunes - Brasília

A Justiça do Amazonas determinou a desativação da atual unidade prisional onde detentos da capital cumprem o regime semiaberto no Complexo Penitenciário Anísio Jobim, o Compaj.

 

Na decisão, assinada por dez juízes, ficou determinado o prazo de 45 dias para as devidas providências, entre elas, o monitoramento de 585 presos do semiaberto por tornozeleira eletrônica.

 

O juíz Ronnie Frank Stone coordena o projeto de reestruturação da Vara de Execução Penal de Manaus. Ele afirma que a desativação do semiaberto não compromete a segurança pública.

 

O coronel Cleitman Coelho, da Secretaria de Administração Penitenciária, acredita que a desativação do semiaberto vai permitir melhorias no sistema prisional do Amazonas. Atualmente, muitos presos nessa condição no Compaj são ameaçados pelos presos do sistema fechado para cometer delitos durante as saídas temporárias.

 

Há um ano, o pior massacre do sistema carcerário do Amazonas ocorreu no Complexo Penitenciário Anísio Jobim. A rebelião no Compaj resultou na morte de 56 detentos, além da fuga de 130. O massacre teria ocorrido por disputa entre facções rivais e protesto contra a superlotação.

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo