Laudo atesta vazamento de rejeitos tóxicos de mineradora em Barcarena no Pará

Barcarena

Publicado em 22/02/2018 - 20:31 Por Mariana Martins - Brasília

O Instituto Evandro Chagas, que atua na área de pesquisas biomédicas, constatou que houve transbordamento de materiais contaminados da empresa de mineração Hydro Alunorte, em Barcarena no Pará. 

 

Os resultados apresentados pelo Instituto contradizem notas divulgadas pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará e também da própria empresa.

 

O pesquisador em saúde pública do Instituto Evandro Chagas, Marcelo Oliveira Lima, fala que apesar de não ter havido rompimento de bacias, houve transbordamento de rejeitos da empresa para o meio ambiente.

 

A análise das águas aponta ainda, segundo o pesquisador, que os efluentes estavam contaminados e apresentam risco a população local.

 

Marcelo falou também que além do alumínio, nas águas analisadas havia um alto nível no nitrato, substância que deixa a água imprópria para consumo.

 

Diante do constatado, o Instituto Evandro Chagas sugeriu que seja fornecida água potável à população local e a criação de um plano emergencial que possa prever a emissão de alertas.

 

Nesta sexta-feira, uma Comissão Externa da Câmara dos Deputados, acompanhada de uma comissão técnica do Ibama, vai fazer uma visita à cidade.

 

Barcarena foi atingida por fortes chuvas no último sábado e moradores da região denunciaram um suposto vazamento de resíduos tóxicos proveniente da Hydro Alunorte. 

 

A empresa informou, em nota, que vai analisar o laudo do Instituto Evandro Chagas para se pronunciar sobre o assunto.

 

A Secretaria de Meio Ambiente do Pará não se posicionou até o fechamento desta reportagem.

 

O Ministério Público do Estado já instaurou dois inquéritos para averiguação do caso.

Últimas notícias
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

O levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo
Geral

Em Porto Alegre, feridos em incêndio seguem internados

Ao todo, 15 vítimas estão internadas, quatro em estado grave. Além dos feridos, outras dez pessoas perderam a vida. Autoridades prestaram solidariedade pelas redes sociais, entre elas, o presidente Lula.  

Baixar arquivo