Ministro da Justiça diz que intervenção federal não suspende nenhum direito fundamental

Segurança Pública

Publicado em 20/02/2018 - 17:01 Por Cynthia Cruz - Rio de Janeiro

O ministro da Justiça, Torquato Jardim, afirmou que a intervenção federal na segurança pública do Rio de Janeiro não irá afrontar os direitos constitucionais e garantias individuais.

 

As declarações foram feitas após reunião com o presidente do Tribunal de Justiça do Estado, desembargador Milton Fernandes de Souza, e autoridades estaduais e federais, na sede do TJ-RJ.

 

O objetivo do encontro que segundo o ministro irá acontecer semanalmente, foi antecipar soluções e tratar de questões possam surgir e relativas ao decreto de intervenção federal, como por exemplo, a possibilidade de mandados coletivos.

 

A OAB – Ordem dos Advogados do Brasil – do Rio de Janeiro disse que estuda medidas judiciais, juntamente com Conselho Federal contra os "mandados coletivos de busca, apreensão e captura".

 

Em nota oficial conjunta, as entidades repudiaram o anúncio da medida e afirmou que não é previsto em lei e vai de encontro ao Código de Processo Penal, que determina especificar a quem é direcionado o mandado".

Últimas notícias
Direitos Humanos

Para os povos indígenas, o fundamental é a demarcação de terras

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

Levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo