Número de foliões no carnaval de Brasília caiu pela metade; ocorrências policiais também caíram

Público

Publicado em 14/02/2018 - 21:24 Por Sumaia Vilela - Brasília

Neste ano foram cerca de 750 mil foliões no Distrito Federal. O cálculo é feito pela Polícia Militar. O número é só metade do registrado no ano passado, quando um milhão e meio de pessoas aproveitaram a folia na capital do país.

 

O secretário de Cultura do DF, Guilherme Reis, foi questionado se a mudança de local de dois grandes blocos de Brasília, a Baratona e o Raparigueiros, pode ter influenciado, o que ele discorda.

 

O secretário e Cultura disse que considerou o evento bem-sucedido porque foi diverso culturalmente e também seguro. O número de ocorrências registrados nos pontos de festa foi 22% menor que o do ano passado: 437 registros contra 562. Não teve homicídio no carnaval, e também não teve morte no trânsito este ano.

 


Mas fora da folia teve, sim, homicídio. Foram 16 mortos do dia nove até ontem, segundo o Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal. O secretário de Segurança Pública, Cristiano Sampaio, afirmou que, mesmo assim, o número é menor que o do ano passado.

 

Os roubos também diminuíram. Foram 141 no ano passado, e 51 neste ano. Ao todo, 48 pessoas foram presas no período festivo. A maioria dos flagrantes foram por porte de drogas, furto de celular e brigas. Duas armas de fogo 64 armas brancas foram apreendidas.

 

Quanto ao lixo recolhido durante o carnaval, foram 118 toneladas, de acordo com o Serviço de Limpeza Urbana. Um ponto comemorado pelo órgão foi a redução de vidro. Segundo a diretora-geral da SLU, Heliana Kátia, isso é bom porque diminui acidentes com foliões e garis, e também porque no DF não existe reciclagem de vidro - todo o material vai pro aterro sanitário.

Últimas notícias
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo