Seminário debate desafios para gestão da água e do saneamento no Brasil

Fórum da Água

Publicado em 01/02/2018 - 18:19 Por Mariana Martins - Brasília

Alternativas para superar o problema da insuficiência no tratamento dos esgotos no Brasil foi um dos temas debatidos na manhã desta quinta-feira em um seminário organizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, o IPEA.

 


O seminário discutiu os desafios para a gestão da água e do saneamento no Brasil e busca reunir contribuições para implementação do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas de número seis, que é assegurar até 2030 disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos.

 

* Título alterado às 18h57 do dia 01-02-18


Segundo o gerente de projetos da Secretaria de Saneamento do Ministério das Cidades, Marcelo Lelis, os serviços de esgotamento sanitário não deverão ser universalizados até o final de 2033, que o prazo final do Plano Nacional de Saneamento Básico do Brasil.

 


O presidente da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento a AESBE, Roberto Tavares defende mudanças no marco regulatório do setor de saneamento. Tavares acredita que a desorganização do setor contribuiu para que não se alcance as metas do Plano Nacional de Saneamento Básico.

 

Para o Presidente Executivo do Instituto Trata Brasil, Édison Carlos, água e esgoto são direitos humanos que devem ser reivindicados ao poder público pela população.

 

De acordo com o Atlas Esgoto, lançado no ano passado, menos da metade dos brasileiros tem solução de esgotamento sanitário e apenas 39% dos dejetos produzidos são coletados.

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo