Intervenção no Rio: militares devem deixar Vila Kennedy em até três semanas

Rio de Janeiro

Publicado em 20/03/2018 - 15:38 Por Lígia Souto - Rio de Janeiro

O porta-voz do Comando Militar do Leste, coronel Carlos Cinelli, confirmou nesta terça-feira (20), que os militares das forças integradas de segurança devem deixar definitivamente a comunidade da Vila Kennedy, na zona oeste do Rio, no prazo de duas a três semanas.

 

Há cerca de um mês, as Forças Armadas iniciaram a primeira fase das operações, chamada de estabilização de território, que contou com um efetivo de 1,4 mil militares e focou na retirada de obstáculos e barricadas dos acessos da comunidade.

 

O objetivo era para permitir a livre circulação dos moradores e também a entrada das polícias para o cumprimento de mandados de prisão.

 

As ações na Vila Kennedy, de acordo com o coronel foram divididas, ainda, em outras duas etapas.

 

Com a manutenção da região estabilizada, um efetivo de 300 militares deu início a segunda fase, que culminou, no último sábado, na realização de ações sociais e de prestação de serviços à população. A terceira e última etapa é de desmobilização do efetivo empregado para que a Polícia Militar assuma de forma integral o patrulhamento da região.

 

Cinelli considerou que as operações na Vila Kennedy foram bem-sucedidas e explicou, ainda, que o interventor federal, general Walter Braga Netto, conversou comandante-geral da Polícia Militar para que o modelo aplicado na comunidade não retroceda.

 

Sobre novas operações das forças integradas em outras comunidades do Rio, o coronel informou que a decisão é estratégica e de responsabilidade do Gabinete de Intervenção Federal definir onde, quando e as finalidades das próximas ações.

 

Também nesta terça-feira (20), a prefeitura do Rio anunciou a criação de cursos de capacitação e qualificação para trabalhadores da Vila Keneddy.

 

No último fim de semana, o prefeito Marcelo Crivella distribuiu licenças e regularizou a situação dos 49 comerciantes que tiveram os quiosques destruídos em uma ação da Secretaria Municipal de Ordem Pública.

 

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo