Nacional na Copa: Em 82, campeonato passa a ter 24 vagas; Itália elimina Brasil nas quartas

Nacional na Copa

Publicado em 04/03/2018 - 05:35 Por Apresentação Eurico Tavares - Brasília

Novidades na Copa do Mundo de 82, disputada na Espanha. O número de vagas passou de 16 para 24, e foram formados inicialmente seis grupos de quatro, classificando os dois primeiros para a segunda fase.

 

A Federação Internacional de Futebol (Fifa) decidiu dividir os 12 classificados em quatro grupos de três, e o vencedor de cada um desses quatro grupos iria para duas semifinais, e os ganhadores das semifinais disputariam o título.


Comandado por Telê Santana, o Brasil encantou o mundo com um futebol bem jogado e envolvente. Com Júnior, Sócrates, Falcão e Zico, o Brasil ganhou da União Soviética por 2 a 1, goleou a Escócia por 4 a 1 e a Nova Zelândia por 4 a 0. Entrou no grupo de 3 com Argentina e Itália.

 

Primeiro, a Itália ganhou da Argentina por 2 a 1. O Brasil em seguida ganhou da Argentina por 3 a 1 e ficou com melhor saldo de gols, podendo ir para as semifinais com o empate a seu favor, no jogo decisivo contra a Itália. Numa tarde inspirada do atacante Paolo Rossi, que fez 3 gols, a Itália eliminou o Brasil ao vencer o jogo por 3 a 2.


Nas semifinais, a Itália bateu a Polônia por 2a 0 e, pela primeira vez, um jogo foi decidido nos pênaltis. Depois de 3 a 3 nos 90 minutos e prorrogação, a Alemanha derrotou a França na cobrança dos tiros livres por 5 a 4.


Na final, a Itália finalmente ganhou o seu terceiro título ao derrotar a Alemanha por 3 a 1. Mais uma coincidência entre as Copas Jules Rimet e a da Fifa. Nas duas primeiras edições das duas taças, o país-sede foi o campeão e, na terceira edição, não foi mais um país sede e, sim, a Itália.


Hoje, domingo, 4 de março, faltam 102 dias para a abertura da Copa da Rússia 2018.

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo