Prefeitura do Rio vai instalar tendas na Villa Kennedy depois que quiosques foram derrubados

Ação da prefeitura

Publicado em 11/03/2018 - 12:42 Por Fabiana Sampaio - Rio de Janeiro

O prefeito do Rio Marcelo Crivella informou que tendas serão instaladas na praça onde ficavam os quiosques derrubados na Vila Kennedy, zona oeste da cidade, para que os comerciantes possam voltar a vender os seus produtos.

 

A prefeitura informou que iniciou um pré-cadastramento deles neste domingo (11). A previsão é que eles retomem as vendas a partir desta semana. Crivella vai assinar um decreto com as medidas nos próximos dias.

 

O prefeito e secretários se reuniram nesse sábado (10) com cerca de 30 representantes dos comerciantes e afirmaram que os cerca de 50 quiosques serão reconstruídos no local e legalizados. Eles prometeram ainda criar uma linha de crédito para a compra de estruturas e produtos perdidos durante a ação.

 

Os quiosques irregulares foram removidos sem aviso prévio na sexta-feira (9) por agentes da Secretaria Municipal de Ordem Pública, sem que os vendedores tivessem tempo de resgatar seus equipamentos.

 

Marcelo Crivella afirmou que medidas administrativas estão sendo tomadas contra os servidores que realizaram a ação e que eles devem ser afastados.

 

A prefeitura também já tinha reconhecido em nota que "houve uso desproporcional da força" e que o ordenamento foi um pedido da Polícia Militar, que confirmou. Segundo a prefeitura, além do comércio irregular, havia denúncias de que criminosos usavam alguns quiosques para venda de drogas e mercadorias roubadas.

 

Desde a quarta-feira (7), a comunidade da Vila Kennedy é alvo de operações de patrulhamento com a participação das Forças Armadas. Em nota, o Comando Conjunto, responsável pelas operações, já tinha afirmado também que estava ciente da ação de ordenamento, mas que ela foi desenvolvida por iniciativa da própria prefeitura.

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo