STF amplia recursos para candidaturas femininas; ministros também homenageiam Marielle Franco

Financiamento

Publicado em 15/03/2018 - 21:41 Por Victor Ribeiro - Brasília

Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) prestaram homenagens à Marielle Franco durante a sessão plenária desta quinta-feira (15).

 

A presidente da Corte, Cármen Lúcia, destacou que Marielle foi a vereadora mais votada em 2016. A ministra enfatizou que o preconceito atinge mulheres em todos os setores da sociedade e lembrou do artigo 5º da Constituição, que estabelece a igualdade perante as leis.

 

 

O ministro Luís Roberto Barroso, que nasceu no interior do Rio de Janeiro, declarou que a luta por justiça e igualdade não pode parar. E apontou fatores que podem explicar a violência no estado, como a desigualdade e a corrupção. 

 

E o ministro Gilmar Mendes chamou os membros do Poder Judiciário a agir para punir quem comete crimes contra a vida.

 

Antes mesmo do assassinato de Marielle e do motorista Anderson Gomes, o Supremo já havia pautado para a sessão plenária desta quinta-feira a discussão sobre uma regra criada na minirreforma eleitoral de 2015. A lei determinava que partidos deveriam reservar uma fatia do Fundo Partidário para financiar candidaturas de mulheres. E estabelecia os limites mínimo de 5% e máximo de 15% para o financiamento.

 

Por 8 votos a 2, os ministros entenderam que os recursos devem ser distribuídos pelos partidos igualitariamente entre homens e mulheres. Pelo menos 30% dos recursos devem ser reservados para as candidatas.

 

A presidente do Supremo, Cármen Lúcia, acredita que ampliar o limite de financiamento pode melhorar a qualidade das candidaturas femininas.

 

A ministra Rosa Weber considerou a cota fundamental para aumentar a representatividade feminina. Ela avaliou que, quando dependem de indicações políticas, as mulheres sempre perdem espaço.

 

Dos 11 ministros do Supremo, somente duas são mulheres. 

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo