Câmara aprova MP que autoriza seleção de banco público para gerir recursos de compensação ambiental

Câmara dos Deputados

Publicado em 27/04/2018 - 08:57 Por Maíra Heinen - Brasília

Aprovada na Câmara dos Deputados a Medida Provisória 809 de 2017, que autoriza o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade a selecionar, sem licitação, um banco público para gerir recursos de compensação ambiental. Agora a matéria segue para o Senado.

 

 

Este fundo vai financiar unidades federais como parques nacionais, reservas biológicas e áreas de proteção ambiental. Entre as novidades está a permissão para que serviços, áreas ou instalações dessas unidades sejam concedidas para atividades de visitação.

 

 

O único destaque aprovado pelo Plenário retirou do texto o limite de aplicação de um máximo de 60% dos recursos de compensação ambiental na regularização fundiária de unidades de conservação.

 

 

Segundo o ICMbio, o fundo vai permitir a utilização de cerca de 1 bilhão e 200 milhões atualmente retidos. Desse total, cerca de 800 milhões seriam destinados à regularização fundiária das unidades de conservação. O restante deverá ser investido na implementação das unidades.

 

 

A medida também autoriza o ICMbio e o Ibama a contratarem pessoal por tempo determinado pelo período de dois anos, prorrogável por um ano. Antes da MP, o prazo máximo de contratação era de seis meses.

 

 

A compensação ambiental é paga pelos responsáveis por empreendimentos com significativo impacto ambiental, como grandes fábricas ou hidrelétricas. Equivalente a um percentual do valor do empreendimento, ela é usada para criar ou administrar unidades de conservação de proteção integral.

Últimas notícias
Direitos Humanos

Para povos indígenas, demarcação de terras é fundamental, diz ministra

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

Levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo