Indígenas Munduruku fazem ato em frente ao Ministério da Justiça por demarcação de terras

Ministério da Justiça

Publicado em 24/04/2018 - 14:51 Por Maíra Heinen - Brasília

Pedindo a continuidade do processo de demarcação, indígenas munduruku fizeram, na manhã de hoje, um ato em frente ao Ministério da Justiça.

 

 

Na ação, eles fincaram placas de demarcação no gramado do Ministério e distribuíram o “Mapa da Vida”: uma publicação feita com apoio do Greenpeace que apresenta os lugares importantes para os índios e que não podem ser destruídos.

 

 

O cacique da terra Indígena Sawré Maybu, Juarez Munduruku, reforça a determinação dos indígenas em conseguir a demarcação.

 

 

A terra Indígena Sawré Maybu é uma área já delimitada, tradicionalmente ocupada pelos Munduruku, localizada no sudoeste paraense, que aguarda decisão do Ministério da Justiça para a expedição de portaria declaratória, uma nova fase dentro do processo demarcatório.

 

 

A área pode ser alagada caso ocorra a instalação da Hidrelétrica de São Luiz do Tapajós que, no momento, está com o processo de licenciamento arquivado.

 

 

O coordenador da Campanha contra Hidrelétricas na Amazônia, do Greenpeace, Danicley de Aguiar, explica porque a entidade se juntou aos munduruku para exigir a demarcação da área.

 

 

O mapa da vida, desenhado à mão pelos próprios indígenas, mostra locais sagrados, áreas de caça e pesca, e de coleta de medicamentos. Também apresenta relatos indígenas do significado de cada parte da terra que consideram vital para a sobrevivência do grupo.

 

 

Os munduruku estão no Acampamento Terra Livre que já reúne cerca de mil e 200 indígenas em Brasília, numa semana intensa de debates, atos e audiências públicas.

Últimas notícias
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo