Justiça manda soltar 137 dos 159 presos em operação contra milícia no Rio

Rio de Janeiro

Publicado em 25/04/2018 - 22:02 Por Joana Moscatelli - Rio de Janeiro

A Justiça do Rio de Janeiro revogou a prisão preventiva de 137 presos na operação de combate à milícia em Santa Cruz, na Zona Oeste da capital. A decisão foi tomada nesta quarta-feira pelo juiz Eduardo Marques após parecer do Ministério Público afirmar que não há provas contra eles.

 

No último dia 19, o juiz já havia revogado a prisão preventiva do artista de circo Pablo Dias Bessa Martins, também detido na ocasião quando 159 pessoas foram presas. O subdefensor público geral do Estado Rodrigo Pacheco comentou nesta quarta-feira que as pessoas presas sem provas podem pedir indenização ao Estado.

 

Apesar do parecer contrário a manutenção das detenções, o Ministério Público considera que não houve ilegalidade na prisão dos participantes da festa. Segundo o MP, havia no local integrantes do primeiro escalão da milícia e, durante confronto iniciado pelos criminosos, os tiros partiram também de dentro do local do evento.

 

Ainda nesta quarta-feira o presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Estado Marcelo Freixo afirmou que o enfrentamento da milícia no Rio é fundamental mas deve ser feito com inteligência e responsabilidade.

 

As declarações foram dadas após reunião entre Defensoria e a Comissão de Direitos Humanos na Alerj, no centro da capital fluminense. As prisões ocorreram no dia 7 de abril no âmbito da Operação Medusa, apontada pela Polícia Civil como a maior ação voltada para o combate às milícias no Rio.

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo