Manifestantes desocupam triplex no Guarujá

São Paulo

Publicado em 16/04/2018 - 15:24 Por Danyele Soares - Brasília

Após quatro horas, os cerca de 50 manifestantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto e a Frente Povo Sem Medo que ocuparam o triplex do Guarujá, em São Paulo, atribuído ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva deixaram o local.

 

Eles entraram no apartamento no início da manhã desta segunda-feira e saíram por volta das 11 horas. Segundo a Polícia Militar, o grupo deixou o local por conta própria e não houve interdição de vias nem registro de ocorrências.

 

A PM informou ainda que, como o apartamento está lacrado por determinação da Justiça Federal, cabe à Polícia Federal investigar como os manifestantes conseguiram acessar o espaço.

 

Segundo os movimentos, como o imóvel é atribuído a Lula, os apoiadores do ex-presidente podem ocupar o espaço. Ao entrarem no local, os manifestantes gritaram palavras de ordem.

 

Lula está preso atualmente, cumprindo pena de 12 anos, pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro. Segundo a sentença, Lula teria sido beneficiado com  R$ 3,7 em propina da empreiteira OAS. A quantia teria sido paga com a reserva do triplex no Guarujá. Mas a defesa afirma que Lula jamais teve a posse do apartamento.

 

O imóvel atualmente está em processo de leilão judicial, no valor de 2 milhões e 200 mil reais, e recebe lances até o dia 15 de maio. Segundo a determinação da Justiça, os valores arrecadados devem ser "destinados, após o trânsito em julgado, à vitima no caso de confirmação do confisco ou devolvidos à OAS Empreendimentos ou ao ex-presidente no caso de não ser confirmado o confisco."

 

Na descrição do leilão, a OAS consta como proprietária do imóvel. Tentamos contato com a empresa para saber se a companhia vai adotar alguma medida para desocupar o espaço. A empreiteira informou que não vai comentar o caso.

 

O Condomínio Solaris, onde fica o apartamento, informou em nota que uma trava do portão de entrada do prédio foi quebrada. Disse também que tomou as medidas cabíveis e destacou que a única unidade envolvida foi de fato o triplex e que não foi registrada ocupação em outras unidades ou vandalismo no condomínio. Não conseguimos contato com o MTST.

 

* Matéria atualizada às 19h05 para acréscimo de informações e inclusão de sonora.

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo