MP do Pará determina cancelamento de cadastros ambientais em terras quilombolas

CAR

Publicado em 05/04/2018 - 09:14 Por Maísa Penetra - Brasília

O Ministério Público (MP) do Estado do Pará recomendou à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) que cancele, de forma urgente, 273 cadastros ambientais rurais registrados em sobreposição a 51 territórios de comunidades quilombolas.

 

Os cadastros foram indevidamente inseridos no Sistema do CAR, o Cadastro Ambiental Rural.


Os cancelamentos devem ser feitos dentro de um prazo de 30 dias, no intuito de preservar os direitos territoriais das comunidades quilombolas.


A Promotora de Justiça da 1ª Região Agrária Eliane Cristina Pinto Moreira decidiu instaurar inquérito civil para investigar a tolerância da secretaria com o Cadastro Ambiental Rural de terceiros, incidentes em territórios quilombolas titulados.


Para ela, isso representa grave prejuízo aos direitos territoriais desses povos.


A Semas informou que a recomendação do Ministério Público está em análise técnica e jurídica e que a resposta atenderá ao prazo solicitado.

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo