Pane interrompe circulação de trens no Metrô de SP; sindicato e estatal divergem sobre causa

Transporte

Publicado em 24/04/2018 - 21:41 Por Eliane Gonçalves - São Paulo

O metrô de São Paulo completou 50 anos nessa terça-feira, mas o que poderia ser um dia comemorativo, se transformou em transtorno. A Linha Azul, que é a maior e corta a cidade no sentido Norte-Sul, sofreu uma pane.

 

O problema começou pela queda de energia na linha azul do metrô, a mais antiga das cinco linhas administradas pela estatal paulista.

 

A circulação de trens foi interrompida por uma hora e meia, entre 8 e 47 e 10 e 17 da manhã, o que afetou todo o sistema e as linhas verde e vermelha tiveram que operar em velocidade reduzida.

 

As estações ficaram lotadas e as pessoas tiveram que ser retiradas. Ônibus foram acionados para fazer o transporte dos passageiros.

 

Quem estava dentro do trem quando o fornecimento de energia foi cortado, teve que andar pelos trilhos para conseguir sair do local.

 

Em nota, o Metrô informou que a queda no fornecimento de energia foi resultado de uma “série de atuações indevidas e não autorizadas de equipamentos de emergência das estações”. A reportagem questionou o que seriam as atuações indevidas e não autorizadas, mas não houve resposta.


Já o sindicato dos metroviários informou, também em nota, que não houve interferência de pessoas já que os lacres dos sistemas de seguranças não foram violados. Segundo o sindicato o que aconteceu foi uma falha no mecanismo de segurança para proteção dos usuários. Além da linha azul, a linha prata, a do monotrilho, apresentou problemas.

 

O sindicato chamou de irresponsáveis as declarações do governo do estado por insinuar que o problema pudesse ter sido causado por sabotagem dos funcionários.

 

As quatro estações inauguradas pelo ex-governador Geraldo Alckimin no penúltimo dia de mandato, dia 6 de abril, antes de se licenciar para disputar as eleições, tiveram que ser fechadas por falha na via.

 

Esta ocorrência não tem relação com a falta de energia que afetou a linha azul.

 

Os problemas ocorreram no dia em que a Companhia do Metropolitano de São Paulo completou 50 anos. Segundo a empresa, 4 milhões de pessoas por dia usam o metrô, que conta com quase 90 quilômetros de trilhos, 79 estações e 6 linhas, sendo uma delas, operada por um concessionário privado.

Últimas notícias
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo