Alunorte terá que explicar à Justiça indenizações a famílias no Pará

Geral

Publicado em 02/05/2018 - 07:59 Por Renata Martins - Brasília

A Justiça Federal deu prazo para Hydro Alunorte se pronunciar sobre indenizações às famílias afetadas por vazamento em Barcarena. A mineradora tem três dias para se manifestar sobre os pedidos do Ministério Público Federal (MPF), como pagar previamente dois salários mínimos mensais para cada família prejudicada com o vazamento de rejeitos de minérios em Bacarena, no Pará.


O fornecimento de água e alimentação adequadas é outro pedido do MPF, que quer que essas ações sejam consideradas indenizações prévias. A decisão é do juiz federal Arthur Pinheiro Chaves, da 9ª Vara da Justiça Federal, especializada no julgamento de ações de natureza ambiental.


Nessa segunda-feira (1º), representantes de comunidades impactadas pelo vazamento denunciaram que a empresa deixou de fornecer água potável às comunidades.


A liminar também determina a suspensão parcial das atividades da mineradora. Ela deve operar em um patamar equivalente 50% da produção média e está proibido o uso de um dos depósitos de resíduos sólidos, enquanto não for emitida a licença de operação.


Se a Hydro Alunorte descumprir as medidas, terá que pagar multa diária de R$ 1 milhão.


Esta é segunda decisão judicial que suspende parte das atividades da mineradora. A primeira, foi da Justiça Estadual, no final de fevereiro, ao analisar uma ação criminal.


A Alunorte informou que por causa dessa ordem, trabalha com metade da produção desde 1º de março.


A empresa afirmou, ainda, que não foi notificada da decisão da Justiça Federal e que deve analisar o caso antes de se pronunciar.


Sobre o fornecimento de água potável, a mineradora suspendeu a distribuição de água através dos caminhões-pipa, desde 21 de abril, após notificação do Ministério Público Federal, que alegou que a água poderia estar contaminada.


De acordo com a empresa, a distribuição de água mineral está mantida.

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo