Balsa com 65 bois a bordo naufraga perto de Altamira

Acidente

Publicado em 12/05/2018 - 16:21 Por Renata Martins - Brasília

Uma balsa do tipo “boieiro" navegava nas proximidades da cidade paraense de Altamira, em um local conhecido como Pedral, quando afundou com 65 bois. Além da carga viva, a embarcação levava sementes e material de construção. O acidente ocorreu na quarta-feira (9), mas a Marinha só foi informada 24 horas depois.

 

Segundo informações do Comando do 4º Distrito Naval, a tripulação era composta por cinco homens e uma mulher. Todos foram resgatados com vida.

 

Um inquérito está sendo instaurado para apurar as causas, circunstâncias e responsabilidades do acidente. A Marinha informou que o veículo não está inscrito junto à Autoridade Marítima.

 

Nessa sexta-feira (11), o Almirante Edervaldo Teixeira, comandante do 4º Distrito Naval, deu informações preliminares sobre o inquérito. Ele destaca que a maioria dos acidentes ocorre com embarcações irregulares.

 

De acordo com o Almirante, quatro bois foram resgatados com vida. Alguns animais mortos foram puxados para as margens do rio pela população, fatiados e levados para serem consumidos pela comunidade.

 

A prefeitura de Altamira não retornou nosso contato para falar sobre as providências sanitárias na área.

 

Altamira fica na parte oeste do Pará, a mais de 800 quilômetros da capital Belém. É lá onde está construída a Hidrelétrica de Belo Monte. A Marinha tem uma linha telefônica 24 horas para emergências e denúncias. O número é o 185.

 

Em outubro de 2015, um outro acidente com carga viva ocorreu na cidade paraense de Barcarena, região metropolitana de Belém. Um navio carregado com 5 mil bois naufragou, deixando o município em estado de emergência. Carcaças de animais mortos ainda são encontradas na região.

Últimas notícias
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo